
Batizada de Trend Store, uma loja de 90 metros quadrados apresenta aos visitantes da Feira Brasileira do Varejo (FBV) tecnologias que podem facilitar a vida de clientes e empresários do setor. A iniciativa, que tem apoio do Sindilojas Porto Alegre e da Lojas Lebes, reúne sistemas desenvolvidos por diferentes empresas. Confira as características de três das ferramentas que o público pode conhecer no local:
Mapa de calor

O sistema mostra as áreas de lojas que recebem maior atenção dos clientes conectados à rede de wi-fi dos pontos de venda. Quanto mais quente for a cor apontada no mapa, mais movimentado é o local. Desenvolvida pela Linx, a ferramenta busca melhorar a organização dos produtos conforme as preferências dos consumidores.
Leia mais:
Varejo projeta recuperação nas vendas até dezembro
Varejo dá indícios de que pode deixar crise para trás
Volume de serviços recua 1,9% em maio, aponta IBGE
Robô com informações

Ao aproximar o código de barras de uma espécie de robô, o cliente tem acesso a informações de produtos, como preços e avaliações feitas por outras pessoas. Também é possível comparar os valores cobrados pelos mesmos itens em diferentes lojas. O sistema é desenvolvido pela Futuremedia.
Digital Boardroom

A ferramenta oferece informações como dados sobre o estoque das lojas e detalhes das operações de venda. Ainda é possível consultar expressões usadas por clientes no momento em que se referem à marca na internet. Com isso, as empresas varejistas podem realizar ações que se aproximem das preferências e sugestões dos consumidores. O sistema é desenvolvido pela SAP, que tem uma unidade no Estado, em São Leopoldo.