Economia

'Lucro social' existe?

Por: Estadão Conteúdo
24/07/2017 - 09h39min

O Global Impact Investing Network (GIIN) classifica os investimentos de impacto como aqueles feitos em empresas, organizações e fundos com a intenção de causar impacto social e ambiental ao lado de um retorno financeiro.

No Brasil, o assunto ganhou maior relevância após a divulgação das recomendações da Força Tarefa de Finanças Sociais para facilitar a conexão entre a oferta de capital e os negócios de impacto.

Entre as principais características do investimento de impacto social estão a intenção do investidor, o retorno e a gama de opções de ativos que podem se utilizar desse modelo.

Além de mostrar que o mercado financeiro não precisa existir só para o lucro, o objetivo desse tipo de investimento, segundo o GINN, é desafiar a noção de que as questões sociais e ambientais devem ser abordadas apenas por doações filantrópicas, apesar de se complementarem, como acredita Daniel Izzo, cofundador da Vox Capital, primeira empresa de investimentos de impacto social no Brasil.

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.