Economia

Número de desempregados há mais de dois anos dobra no Brasil

Falta de trabalho por período prolongado dificulta volta ao mercado

16/07/2017 - 19h22min
Número de desempregados há mais de dois anos dobra no Brasil Diego Redel/Agencia RBS
Quase 3 milhões de brasileiros estão sem emprego há mais de dois anos Foto: Diego Redel / Agencia RBS  

Com o prolongamento da crise econômica, o total de pessoas desempregadas há mais de dois anos dobrou desde 2015. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse grupo já soma quase 3 milhões de brasileiros sem emprego fixo e com baixa perspectiva de se recolocar no mercado. Para esses trabalhadores, a busca pelo emprego virou uma corrida contra o relógio, já que quanto mais tempo fora do mercado, maior a dificuldade para retornar.

A situação é mais complicada entre os profissionais com idade entre 18 e 24 anos e 30 e 39 anos (veja gráfico). Só nessas duas faixas, os sem emprego há mais de dois anos somam 1,5 milhão.

— Em geral, essas pessoas têm menos qualificação. Com o passar do tempo, não conseguem mais entrar no mercado de trabalho — afirma o economista Fernando de Holanda Barbosa Filho, pesquisador da Fundação Getúlio Vargas.

Quando a economia voltar a crescer, esses trabalhadores terão de enfrentar a desconfiança das empresas em relação ao tempo que estão sem um emprego fixo e também poderão sofrer com as mudanças tecnológicas. Para Barbosa, esse grupo terá de merecer atenção especial, caso contrário a crise atual criará efeitos permanentes em sua empregabilidade.

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.