Economia

BC da Rússia corta taxa básica de juros em 0,50 ponto porcentual para 8,50%

Por: Estadão Conteúdo
15/09/2017 - 08h03min

O Banco Central da Rússia decidiu nesta sexta-feira cortar a taxa básica de juros em 0,50 ponto porcentual, para 8,50%. De acordo com o conselho da instituição, a inflação está próxima de 4% enquanto a economia continua crescendo. A autoridade monetária disse que deseja manter a inflação próxima dos 4% e que continuará a conduzir uma política monetária moderadamente apertada para atingir essa meta.

Em seu comunicado, o banco central afirma que considera reduzir ainda mais a taxa básica de juros e que avaliará os riscos do material inflacionário e o desvio sustentável da meta, "bem como os movimentos dos preços ao consumidor e da atividade econômica".

Em agosto, a inflação ao consumidor ficou em 3,3% no país, na comparação anual, e tem mostrado "substancial desaceleração", de acordo com o BC russo. Em relação ao crescimento econômico, a autoridade monetária revisou para cima a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país para a faixa entre 1,7% e 2,2%.

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.