Fora da meta

Número de eleitores aumenta em Santa Maria, mas não o suficiente para segundo turno

Contabilidade deve ser encerrada pelo TSE apenas na próxima semana

11/05/2012 | 14h33

Apesar de não ter recebido a contabilidade oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Justiça Eleitoral de Santa Maria não acredita que possa alcançar os 200 mil eleitores necessários para que haja segundo turno no município. Conforme Fábio Adriano Peixoto, coordenador do Cartório Eleitoral da 147ª Zona de Santa Maria, até hoje somam-se 196.598 eleitores.

— Apesar de ter havido uma grande procura, se comparado com anos anteriores, não conseguimos atingir a meta para segundo turno. Ainda precisamos aguardar o comunicado do TSE, pois pode haver transferências do título, óbitos, cancelamentos e suspensões. Pode até ser que o número aumente, mas não devemos chegar aos 200 mil esperados — explicou Peixoto.

Segundo o coordenador, pouco após o pleito de 2010 haviam 192,5 mil — quatro mil a menos do que o último resultado deste ano. O número foi engrossado pela adesão dos jovens à campanha "16 anos, uma idade inesquecível" lançada pelo TRE do Estado. Mais de três mil indivíduos entre 16 e 18 anos incompletos fizeram o alistamento.

 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.