TRE

Desembargador Gaspar Marques Batista assume presidência do TRE-RS

Batista se definiu como legalista e disse que esta é a tarefa mais árdua de sua jornada

Atualizada em 01/06/2012 | 20h1301/06/2012 | 20h02
Desembargador Gaspar Marques Batista assume presidência do TRE-RS Jean Schwarz/Agencia RBS
Batista (centro) assumiu o TRE-RS na tarde desta sexta-feira Foto: Jean Schwarz / Agencia RBS

O desembragador Gaspar Marques Batista assumiu na tarde de ontem a presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE - RS) com um discurso marcado pela confiança. Em um plenário abarrotado de autoridades juduciais e políticas, o desembargador falou por cerca de 20 minutos, entre agradecimentos e projetos.

A sessão teve início com o discurso de agradecimento do ex-presidente, desembargador Marco Aurélio dos Santos Caminha, que classificou os dois anos que ficou à frente do TRE como mais importantes da sua trajetória profissional. Lembrou em seguida seus mais importantes feitos, entre eles a campanha "16 Anos, Uma Idade Inesquecível", por intermédio da qual se registrou um aumento de 95% de eleitores com menos de 18 anos no RS.

Já o desembargador Gaspar, então já formalmente empossado, assumiu-se orgulhoso por alcançar a presidência, meta que perseguiu por mais de uma vez. Em seu discurso, relembrou o histórico das eleições no Brasil, citando os gaúchos Assis Brasil e Getúlio Vargas.

—É a tarefa mais árdua que vou enfrentar na minha história de magistrado. Mas confio na minha experiência, inteligência e capacidade de trabalho — disse ele que se definiu como um legalista.

— Como dica, digo aos candidatos que cumpram a Lei Eleitoral. Posso me classificar como justo, pois sigo a lei e não sou alternativo. Fui juiz criminal, onde era conhecido por conduta severa. Confio na minha experiência, inteligência e capacidade de trabalho — disse.

Na mesma oportunidade, a desembargadora Elaine Harzheim Macedo tomou posse como vice-presidente do TRE -RS e como corregedora regional eleitoral.

Manifestação

Antes da posse, um grupo do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal do RS (Sintrajufe) fez uma manifestação em frente ao TRE pedindo por mais diálogo com as lideranças.

Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.