Versão mobile

Eleições 2014

Pressionada por pastor, Marina Silva muda plano de governo

Propostas em defesa dos homossexuais foram excluídas do documento um dia após a divulgação do texto. Candidata à Presidência da República pelo PSB fala em “engano”

31/08/2014 - 22h53min
Pressionada por pastor, Marina Silva muda plano de governo Reprodução/Reprodução
Pastor Silas Malafaia passou da ameaça (acima) à comemoração pela mudança no texto Foto: Reprodução / Reprodução

O programa de governo de Marina Silva (PSB) não suportou 24 horas e alguns tuítes do pastor Silas Malafaia. Divulgado na sexta-feira com promessas de defesa dos direitos da população homossexual, o documento acabou remendado no sábado. Foram excluídas as propostas de apoio ao casamento gay e à criminalização da homofobia.

Em nota, a equipe do PSB alegou “falha processual na editoração do texto”.Em visita ao Rio, Marina disse que houve um “engano” da campanha. Segundo a candidata, a versão original trazia “o texto tal como foi apresentado pela demanda dos movimentos sociais”, sem o resultado da “mediação” da candidatura. Já Beto Albuquerque, vice na chapa de Marina, deu uma explicação diferente:

– O equívoco foi assumir compromissos com projetos de lei no Congresso, o que é uma invasão de competência.

Na prática, houve recuo em relação aos pontos mais polêmicos e rejeitados pelos pastores de denominações evangélicas, nas quais está parte considerável do eleitorado de Marina. A própria candidata pertence à igreja Assembleia de Deus. Logo após a divulgação do programa, na sexta, ao mesmo tempo em que as redes sociais registravam manifestações de apoio da comunidade LGBT, pastores e políticos da bancada evangélica disparavam críticas.

Para Malafaia, texto “melhorou muito”

Um dos mais duros foi o pastor Malafaia, que chegou a fazer ameaças. Após a mudança no programa, disse que “melhorou muito” e ressaltou que os evangélicos decidem “qualquer eleição”.

Já o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ), defensor da causa homossexual, afirmou que a candidata “mentiu” ao eleitorado:

– Marina, você não merece a confiança do povo. Mentiu a todos nós e brincou com a esperança de milhões de pessoas.

Rosane de Oliveira: sete motivos pelos quais Marina modificou o quadro eleitoral
Leia todas as notícias sobre as Eleições 2014
Leia todas as notícias de Zero Hora



 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.