Eleição presidencial

Fusos horários deixaram país por três horas à espera da apuração

Brasileiros só puderam conhecer os primeiros resultados do segundo turno a partir das 20h, quando votação se encerrou no Acre

26/10/2014 - 21h31min
Fusos horários deixaram país por três horas à espera da apuração Charles Guerra/Agencia RBS
Em Florianópolis, eleitores de Dilma acompanharam a apuração em um telão Foto: Charles Guerra / Agencia RBS  

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Dias Toffoli, avisara com antecedência que não divulgaria as parciais da eleição a presidente da República antes das 20h, porque o Acre está três horas a menos em relação ao horário oficial de Brasília. Foi necessário aguardar que os 576 mil eleitores acreanos concluíssem a votação, deixando a totalidade do país em tensa expectativa.

Quando surgiu a primeira parcial, às 20h, Dilma e Aécio estavam quase empatados, com a petista livrando em torno de um ponto percentual de vantagem. À medida em que foram contabilizadas as urnas dos Estados do Norte e Nordeste, os retardatários na apuração, a candidata do PT foi confirmando a vitória.

AO VIVO: acompanhe a movimentação do segundo turno no Rio Grande do Sul e no Brasil
Dilma Rousseff é reeleita presidente do Brasil
José Ivo Sartori é eleito governador do Rio Grande do Sul

A assessoria do TSE esclareceu, na noite de ontem, que não será possível verificar o andamento da apuração desde o início — se Dilma largou na frente ou teria ultrapassado Aécio — antes de finalizado o escrutínio. Não havia uma previsão, até as 21h, em função das localidades remotas da Amazônia e do próprio Acre, onde existem aldeias indígenas e vilas ribeirinhas.

O TSE montou uma operação para garantir que as equipes de tecnologia de informação (TI) trabalhassem sem pressões externas. A assessoria do tribunal garantiu que não houve contratempos e que a medida decorreu exclusivamente do fuso horário. Se a apuração fosse divulgada antes, poderia influenciar os moradores do Acre e influir no resultado final.

*ZERO HORA

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.