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Como vai funcionar a nova forma de cobrança da internet móvel?

A partir desta quinta-feira, Vivo muda planos de internet móvel, e outras operadoras devem implementar pacotes semelhantes

Arte / Zero Hora

A partir desta quinta-feira, clientes pré-pago da Vivo no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais vão mudar a forma como navegam na internet em dispositivos móveis. A exemplo do que acontece nos Estados Unidos e em países da Europa, o usuário, após o fim da franquia, em vez de continuar navegando com velocidade reduzida sem pagar mais por isso, será obrigado a contratar um pacote adicional, comprando mais megabytes (MB) para seguir conectado.

Essa mudança é uma tendência. A Vivo é apenas a primeira operadora a implementar o novo plano, que deve ser estendido para o serviço pós-pago e para outros Estados em breve. TIM e Oi já anunciaram que também estudam a mudança.

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As operadoras justificam a aplicação dos novos planos como uma tendência mundial e afirmam que, ao permitir que os clientes continuem usando a internet gratuitamente em velocidade reduzida, a experiência do usuário é prejudicada, gerando uma percepção negativa em relação à navegação no celular.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) solicitou informações das prestadoras sobre o assunto, e afirma que elas estão em análise.

- A Agência acompanhará as mudanças implementadas na forma de cobrança para verificar o cumprimento de todos os itens da regulamentação - disse o órgão em nota.

Tire suas dúvidas sobre a alteração no plano:

O que vai mudar?

Hoje, os clientes de internet móvel pagam por uma franquia de megabytes (MB). Quando essa franquia acaba, eles seguem navegando gratuitamente, mas com velocidade reduzida. A partir de agora, a conexão à internet será interrompida com o fim da franquia, e os usuários só voltam a navegar se comprarem um pacote avulso de dados.

Por exemplo: se você tem um plano mensal de 100 MB e usar os 100 MB antes do término dos 30 dias de validade do pacote, sua navegação será interrompida até a renovação do pacote ou contratação do pacote adicional.

Para quem muda?

Por enquanto, somente para clientes de planos pré-pago e controle da Vivo no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais. A operadora afirma que vai expandir a mudança para outros Estados em um primeiro momento, e depois também para clientes pós-pagos.

Além disso, TIM e Oi afirmaram que estudam promover as mesmas mudanças, mas não deram detalhes sobre como funcionarão os novos planos, nem quando serão implementados.

A TIM disse que "mudanças no formato de tarifação de dados móveis são um movimento natural", mas não prevê qualquer ajuste por enquanto. A Oi afirmou em nota que "considera o fim da velocidade reduzida". A Claro não informou se planeja fazer alterações em seus pacotes de dados, mas disse que "está constantemente avaliando formas de oferecer aos seus clientes a melhor experiência em internet móvel".

Como vai funcionar para os clientes da Vivo?

Para voltar a navegar, o cliente deve contratar o Pacote Vivo Internet Adicional 50MB ou aguardar a renovação do pacote ou promoção que possui. O pacote custa R$ 2,99 por sete dias e, para contratar, basta responder o SMS que é enviado quando o usuário atinge o limite contratado.

Como eu vou saber que meu pacote de dados está acabando?

Segundo a Vivo, os clientes vão receber um SMS quando o consumo atingir 80% da franquia e outro no momento em que ela acabar. Além disso, eles podem consultar o consumo de dados no site Meu Vivo ou baixando o aplicativo do Meu Vivo, disponível para iOS e Android, no celular.

Além disso, os próprios aparelhos informam a quantidade de dados consumidos. No Android, basta entrar em Configurações e clicar em Uso de Dados. No iPhone, é só entrar em Ajustes e clicar em Celular para ver a quantidade de megabytes usados. Essas informações, no entanto, podem ser ligeiramente diferentes do cálculo feito pelas operadoras.

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