E agora?

O que fazer se você perdeu o recadastramento biométrico em seu município

Confira as cidades em que o procedimento era obrigatório para poder votar nestas eleições

Por: Zero Hora
22/09/2016 - 21h29min | Atualizada em 22/09/2016 - 21h30min

Nas eleições deste ano, 326 dos 497 municípios gaúchos terão identificação biométrica na votação do dia 2 de outubro. Nestas cidades, os eleitores que não participaram da revisão tiveram os títulos de eleitores cancelados e não poderão votar nem justificar a ausência.

Em 160 municípios, a identificação será hibrida (se o eleitor não se cadastrou, pode votar apenas apresentando o documento oficial com foto), enquanto outros 11 terão o sistema convencional. Como tiveram um percentual muito baixo de eleitores com dados biométricos cadastrados, Cachoeirinha, Canela, Eldorado, Guaíba, Jaguarão, Porto Alegre, Rio Grande, Rosário do Sul, Santana do Livramento, São Marcos e Sapucaia do Sul se encaixam neste último caso.

Leia mais:
Eleições 2016: confira as datas e principais regras

Se você não fez o recadastramento biométrico, não quer dizer que o seu título esteja cancelado. O primeiro passo para descobrir é saber se o seu município teve a revisão obrigatória. No site do TRE é possível descobrir se a identificação no seu local de votação será biométrica, híbrida ou convencional. Apenas nas cidades com habilitação biométrica era necessário fazer o procedimento obrigatoriamente.

Se você perdeu o prazo, além de ter o título de eleitor cancelado, não poderá votar nem justificar nestas eleições. Para recuperar o título, você deve ir a um cartório eleitoral após novembro, quando o recadastramento será reaberto, pagar uma multa e apresentar um documento oficial com foto (exceto passaporte), o título eleitoral anterior e um comprovante de residência.

O primeiro município do Estado a receber a identificação biométrica foi Canoas, entre o final de 2009 e o início de 2010. Outros 185 passaram pelo recadastramento entre 2013 e 2014, e mais 108 na terceira etapa da revisão eleitoral. A previsão é de que o recadastramento biométrico seja concluído, em todos os municípios do Estado, para as eleições de 2020.

Leia as últimas notícias de Política

 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.