PMDB x PSDB

Chapas de Melo e Marchezan divergem sobre suposta invasão de comitê

Oficial de justiça cumpriu averiguação expedida pela 113ª Zona Eleitoral e PMDB alega que integrantes da campanha do PSDB teriam invadido o diretório

16/10/2016 - 15h20min | Atualizada em 16/10/2016 - 16h23min

Uma averiguação judicial realizada neste sábado na sede municipal do PMDB causou desconforto entre as candidaturas de Sebastião Melo (PMDB) e Nelson Marchezan Júnior (PSDB) à prefeitura de Porto Alegre. Integrantes da campanha de Marchezan teriam entrado de forma ilegal no diretório do partido, no Centro da Capital, durante a diligência. Conforme uma nota de repúdio divulgada no site de Melo, uma advogada e um fotógrafo também teriam feito imagens internas do local sem permissão.

A ordem judicial foi expedida pelo juiz eleitoral Roberto Carvalho Fraga, da 113ª Zona Eleitoral para averiguação da existência do comitê de campanha, a partir de uma solicitação da equipe de Marchezan que não encontrou o estabelecimento relacionado nas prestação de contas do candidato peemedebista. De acordo com o despacho do juiz, a regularidade de funcionamento do local será feita em um "segundo momento".

Leia mais:
Com discursos diferentes, candidatos têm propostas semelhantes
O que Melo e Marchezan prometem para Porto Alegre
Como eram os candidatos na infância

De acordo com a nota do PMDB, os integrantes da equipe de Marchezan "tiraram proveito da ordem judicial" e aproveitaram para captar imagens e vasculhar materiais, "agindo de maneira afrontosamente ilegal" com "com clara intenção de violar a privacidade com objetivos eleitorais". O presidente do diretório municipal, Antenor Ferrari, que também é coordenador de campanha de Melo, classificou a atitude como "abusiva e truculenta" e disse que notificou a Justiça Eleitoral sobre o caso.

Procurado por ZH, Caetano Cuervo Lo Plumo, advogado de Marchezan, sustentou que a equipe do candidato acompanhou a averiguação de forma legal e que a solicitação foi feita por não terem encontrado o comitê nas contas e gastos de campanha de Melo. De acordo com a assessoria de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o juiz do caso vai se manifestar no processo sobre a legalidade ou não da presença de pessoas da equipe do candidato do PSDB na averiguação.

 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.