Reportagem especial

Fraudes em concursos públicos no RS: investigações apontam golpes em 29 cidades

Investigações apontam golpes de integrantes de prefeituras e câmaras de vereadores com bancas de provas

Por: Zero Hora e RBSTV
02/05/2017 - 19h09min | Atualizada em 03/05/2017 - 17h32min

Estabilidade é o sonho de milhões de brasileiros que todos os anos se submetem a concursos públicos. Os "concurseiros" almejam serviço com baixo risco de demissão, salário garantido e que independe da conjuntura econômica. O problema é que, às vezes, a seleção para ingresso nesse emprego vitalício é um jogo de cartas marcadas: são aprovados os candidatos que constam em secretas listas de afilhados do gestor.

É o que tem ocorrido em dezenas de prefeituras e câmaras de vereadores do Rio Grande do Sul. O Ministério Público Estadual (MP) já abriu investigações sobre fraudes em concursos em 29 cidades, mas a estimativa do órgão é de que o total de municípios onde esquemas semelhantes ocorreram chegue a 50. Até agora, 123 pessoas foram denunciadas.

A reportagem do Grupo de Investigação da RBS (GDI) percorreu alguns desses rincões marcados pela desconfiança de golpes na escolha de nomes para cargos estáveis. Colheu depoimentos, indícios e provas. Conferiu delações de fraudadores e ouviu alguns dos suspeitos de envolvimento. 

Clique na imagem abaixo para ler a reportagem:

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.