
A Grã-Bretanha decidirá na quinta-feira se continuará ou não como integrante da União Europeia (UE). A seguir, confira algumas explicações sobre o referendo, que tem gerado debate no Velho Continente.
Uma questão e duas respostas
A pergunta que os britânicos encontrarão nas cédulas de votação será: "A Grã-Bretanha deve continuar sendo membro da União Europeia ou abandonar a União Europeia?". Haverá dois quadradinhos para a resposta: um para votar a favor de "Continuar sendo membro da UE" e outro para "Abandonar a UE".
A comissão eleitoral preferiu essa opção à proposta tradicional de "Sim" e "Não", utilizada em referendos como o da independência da Escócia, pela carga negativa que há em defender um "Não". Já em Gales, a cédula estará redigida em inglês e em galês.
Leia mais
Ser ou não ser da UE, eis a questão
Grã-Bretanha vive últimas horas antes de definir se fica ou não na UE
"Morte aos traidores", diz o suposto assassino de deputada britânica no tribunal
Horário da votação
Os centros eleitorais abrirão às 7h (3h de Brasília) de quinta-feira e fecharão às 22h (19h de Brasília). A Comissão Eleitoral desaconselhou que sejam tiradas selfies nos colégios eleitorais por temer que isso deixe vulnerável a privacidade dos eleitores.
Quando serão conhecidos os resultados
O vencedor do referendo será conhecido na madrugada de sexta-feira. Cada um dos 382 centros de apuração espalhados pelo país anunciará os seus resultados à medida que tenha as estatísticas disponíveis. Os últimos sairão às 7h (3h de Brasília), mas espera-se que, algum momento anterior, os votos de uma das opções já tenham superado os 50%.
Sunderland, no nordeste da Inglaterra, e Wandsworth, em Londres, serão os primeiros centros de apuração a divulgar os números, à 0h30min (20h30min de quinta-feira em Brasília). Às 2h da madrugada (22h de quinta-feira em Brasília), projeta-se a primeira grande onda de resultados. Duas horas mais tarde, a seguinte.
O resultado total e definitivo será anunciado na prefeitura de Manchester. A taxa de participação será conhecida antes da divulgação da escolha dos eleitores. Se o índice for alto, calcula-se que beneficiará os partidários da permanência, porque isso significará que os jovens, com a maioria formada por pró-europeus, terão comparecido às urnas.
Leia as últimas notícias de Mundo