Mundo

Eleições EUA

"Serei o presidente de todos os americanos", diz Donald Trump no discurso da vitória 

Em seu primeiro discurso como presidente eleito, Trump se comprometeu em tratar com justiça todos os países

AFP

Em sua primeira mensagem como presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump adotou um tom conciliatório em seu primeiro discurso, dirigido a integrantes do Partido Republicano em um salão de baile de Nova York, onde ele passou a noite acompanhando o resultado das eleições. Durante o tempo em que se dirigiu aos integrantes do partido, foi interrompido várias vezes com os aplausos do público.

Dirigindo-se a todos os americanos, Donald Trump afirmou que o momento atual é de união e "de curarmos as feridas da divisão".

– Serei o presidente de todos os americanos – anunciou o republicano, exultante, no discurso da vitória, ao lado da esposa, Melania Trump, e de seus filhos.

Leia mais:
Líderes mundiais reagem à vitória de Donald Trump
Temer pede a Trump que leve em conta as aspirações de "todos os americanos"
Bolsonaro parabeniza Trump e diz que "em 2018 será o Brasil no mesmo caminho"

Ele reservou também algumas palavras para elogiar a conduta de Hillary Clinton ao longo da campanha. Trump disse que sua adversária do Partido Democrata prestou muitos serviços ao país durante o período em que foi secretária de Estado, de 2009 a 2013, e também como senadora. Declarou ainda que os Estados Unidos têm uma "dívida de gratidão" com Hillary Clinton.

Em seu discurso, reafirmou que pedirá união a todos os democratas e republicanos e que trabalhará pelos americanos "esquecidos". "Os homens e mulheres esquecidos não serão mais esquecidos", disse.

Ele disse que irá reconstruir a infraestrutura do país. Numa referência à criação de empregos, Trump disse:

– Vamos colocar milhões para trabalhar enquanto reconstruímos (a infraestrutura) – disse.

Segundo ele, os Estados Unidos vão "dobrar o crescimento e ter a economia mais forte do mundo".

Sobre a relação com outros países, Donald Trump disse que os Estados Unidos vão se relacionar com os países que estiverem dispostos a manter a reciprocidade.

Trump classificou sua campanha como "um incrível e maravilhoso movimento, feito de milhões de homens e mulheres que amam seu país e querem um futuro melhor". Ele agradeceu a seus pais, irmãos, mulher e seus cinco filhos. Também agradeceu ao ex-prefeito de Nova York, Rudolph Giuliani; ao republicano Ben Carson, que abandonou a campanha presidencial; e ainda ao serviço secreto dos EUA e às forças de segurança de Nova York.

Veja fotos do discurso da vitória de Trump



GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Futebol da Gaúcha

17:45 - 20:30