Viva México

Mexicanos convocam protestos em massa contra Trump 

Dezenas de organizações civis, universidades e associações empresariais chamaram para a mobilização "Viva México" em cerca de vinte cidades 

Por: AFP
12/02/2017 - 14h46min | Atualizada em 12/02/2017 - 14h46min

Em plena crise diplomática com seu vizinho Estados Unidos, os mexicanos sairão às ruas neste domingo para para protestar contra o presidente Donald Trump e seu projeto de um muro na fronteira, uma manifestação de viés nacionalista contestada por alguns setores.

Dezenas de organizações civis, universidades e associações empresariais convocaram a mobilização "Viva México" em cerca de vinte cidades através das redes sociais com slogans como "Precisamos que a liberdade seja mais que uma estátua" ou "Pela unidade e dignidade do México".

Leia mais:
Autoridades dos EUA prendem imigrantes sem documentos em seis estados
Corte de apelações mantém bloqueio a decreto anti-imigração de Trump
Trump afirma que respeitará a política de "uma só China"

Donald Trump assinou em 25 de janeiro um decreto que lançou o projeto de construção do muro, uma de suas promessas de campanha.

O presidente americano afirmou em muitas ocasiões sua intenção de forçar o México a financiar a obra, mas o governo daquele país rejeitou categoricamente.

Neste sábado, ele prometeu reduzir "significativamente" o custo do muro, estimado em dezenas de bilhões de dólares.

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.