Europa

Negociação do Brexit iniciará após as eleições no Reino Unido, diz porta-voz da UE 

Conforme Margaritis Schinas, em 29 de abril, os países-membros da União Europeia discutirão as diretrizes gerais para a saída dos britânicos

Por: Agência Brasil
19/04/2017 - 09h43min | Atualizada em 19/04/2017 - 09h49min
Negociação do Brexit iniciará após as eleições no Reino Unido, diz porta-voz da UE  Etienne Oliveau/AFP
Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker Foto: Etienne Oliveau / AFP  

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, afirmou que a negociação política sobre o Brexit — a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) — começará somente após as eleições britânicas de 8 de junho, A informação foi divulgada pelo porta-voz comunitário, Margaritis Schinas, nesta quarta-feira.

Na terça-feira, Juncker teve uma conversa telefônica com a primeira-ministra britânica, Theresa May. A premiê inglesa propôs a convocação de eleições antecipadas com o objetivo de garantir "certeza e segurança" em relação às negociações sobre o Brexit.

Leia mais
Primeira-ministra do Reino Unido britânica propõe antecipar as eleições
Eurocâmara discute regras para as negociações do Brexit
Escócia formaliza pedido para referendo de independência

Schinas lembrou o calendário previsto para as próximas semanas em relação ao Brexit, que inclui a adoção, em 29 de abril, das diretrizes para as negociações sobre a saída de Londres do bloco, em uma cúpula informal dos 27 países-membros, que não contará com a participação do Reino Unido.

Em seguida, por volta do dia 3 de maio, a Comissão Europeia apresentará a minuta das diretrizes da negociação, que deve ser aprovada até 22 de maio em um Conselho de Ministros de Assuntos Gerais, acrescentou o porta-voz.


 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.