Mundo

Coreia do Norte dispara projétil do noroeste do país; EUA confirmam

Agência Yonhap, da Coreia do Sul, acredita que trata-se de um míssil balístico

Por: AFP
13/05/2017 - 19h35min | Atualizada em 13/05/2017 - 22h37min
Coreia do Norte dispara projétil do noroeste do país; EUA confirmam AFP PHOTO/KCNA VIA KNS
Foto: AFP PHOTO / KCNA VIA KNS  

A Coreia do Norte disparou um míssil balístico neste sábado (domingo pelo horário local), afirmou a Agência Yonhap, da Coreia do Sul. O lançamento foi efetuado de uma província do norte do país, que constitui o primeiro ensaio militar de Pyongyang desde a chegada de Moon Jae-In ao poder da vizinha Coreia do Sul.

O míssil balístico, lançado da estação de Kusong, no noroeste do país, foi disparado às 5h30min do horário local e percorreu cerca de 700 quilômetros, informou o Estado Maior Conjunto de Seul.

Leia também
Explosão deixa pelo menos 17 mortos no Paquistão
Coreia do Norte acusa CIA de complô para matar Kim Jong-Un
Trump exige que ex-diretor do FBI não revele conversas com o presidente

Horas depois do anúncio dos sul-coreanos, o Comando do Pacífico dos Estados Unidos confirmou o lançamento do míssil. 

"O Comando do Pacífico dos Estados Unidos detectou e rastreou um lançamento de míssil da Coreia do Norte", explicou a autoridade norte-americana em comunicado, acrescentando que o tipo de míssil ainda está sendo avaliado. O comunicado acrescenta que "o voo não era consistente com um míssil balístico intercontinental".

Este é o segundo lançamento de um míssil em cerca de duas semanas, e o primeiro desde que o novo presidente sul-coreano Moon Jae-In chegou ao poder, após as eleições antecipadas celebradas nesta semana.

Este teste acontece em um momento de fortes tensões na península da Coreia, em meio a uma troca de declarações cada vez mais hostis, tanto de Washington como de Pyongyang.

Pyongyang fez dois testes atômicos e dezenas de testes de mísseis desde o início do ano passado, em sua tentativa de desenvolver um sistema nuclear que possa atingir o território americano. 





 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.