
A Coreia do Norte comparou o presidente norte-americano Donald Trump ao líder nazista Adolf Hitler, em um editorial da agência estatal KCNA. Segundo o governo norte-coreano, a política de Trump é uma forma de "nazismo do século XXI". O editoral cita como exemplo o slogan "America First" (América em Primeiro Lugar), utilizado pelo republicano.
"O princípio América em primeiro lugar defende a dominação mundial por meios militares, como foi o caso com o conceito de ocupação mundial de Hitler", escreveu a agência norte-coreana.
Trump segue "a política ditatorial de Hitler" para dividir os outros em duas categorias, "amigos e inimigos", para justificar a "supressão" dos últimos, completa.
Leia mais
Assad prepara novo ataque químico na Síria, diz governo dos EUA
Síria: 57 mortos em bombardeio da coalizão contra uma prisão do EI
Soldado ucraniano morre na explosão de carro em Kiev
A Coreia do Norte tem o hábito de ofender os inimigos. Na semana passada, Pyongyang chamou Trump de "psicopata" em um contexto de tensão pela morte do estudante americano Otto Warmbier, repatriado em estado de coma aos Estados Unidos depois de passar anos detido em uma prisão norte-coreana.
Em 2014, a agência KCNA chamou o então presidente americano Barack Obama de "bastardo de sangue mestiço" com "aparência de macaco". Antes, a Coreia do Norte comparou a ex-presidente sul-coreana Park Geun-Hye com uma "prostituta" e Obama com um "proxeneta".
Apesar dos ataques frequentes, o regime norte-coreano não tem o hábito de comparar seus inimigos ao führer alemão. Uma exceção aconteceu quando o ex-presidente americano George W. Bush incluiu a Coreia do Norte em seu "eixo do mal", ao lado do Iraque e do Irã.
Pyongyang respondeu chamando Bush "tirano, que deixa Hitler pequeno" e "político imbecil carente da mais elementar moralidade".