Mundo

Bruxelas

Fortalecida pela vitória de Macron, União Europeia recebe May para debater o Brexit

Primeira reunião do bloco desde que a primeira-ministra britânica perdeu a maioria absoluta no Parlamento inicia nesta quinta-feira (22)

AFP

Com a primeira-ministra britânica Theresa May em posição frágil e o presidente francês Emmanuel Macron fortalecido, os governantes da União Europeia (UE) se reúnem a partir desta quinta-feira (22) em Bruxelas, com a expectativa de finalmente deixar para trás o sentimento antieuropeu que estimulou o Brexit.

"Nos reuniremos em um contexto político diferente de alguns meses atrás, quando as forças contrárias à União estavam no auge", escreveu Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu, em uma carta de convite aos 28 governantes do bloco.

Leia mais
Cinco razões para a derrota de Theresa May na eleição britânica
Derrota de May causa preocupação sobre o Brexit na União Europeia
Luiz Antônio Araujo: Língua da ansiedade

Na sexta-feira (23), a vitória da saída do Reino Unido da UE em um referendo completa um ano. O bloco deve debater por dois dias os vários desafios que enfrentam: luta contra o terrorismo, defesa, crise migratória, comércio e o Brexit.

A reunião é a primeira para a chefe de Governo do Reino Unido, Theresa May, desde que perdeu a maioria absoluta no Parlamento em eleições antecipadas convocadas justamente com o objetivo de reforçar a posição britânica ante as negociações de divórcio com a UE.

A expectativa é de que May apresente uma proposta para os direitos dos cidadãos europeus no Reino Unido e dos britânicos no resto do bloco após o Brexit.

A reunião também é a primeira para o novo presidente francês, Emmanuel Macron, que, depois de derrotar com um programa europeísta a ultradireitista e eurófoba Marine Le Pen, conquistou uma ampla maioria nas legislativas do último fim de semana.

Leia mais notícias de Mundo

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Estúdio Gaúcha

22:00 - 00:00