
O furacão Harvey perdeu sua força, mas ainda ameaça o Texas. Segundo serviços meteorológicos dos Estados Unidos, o fenômeno poderá provocar inundações "extremamente sérias" na região.
– Uma tempestade dessa magnitude vai causar catastróficas inundações –afirmou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês).
Um morto foi confirmado até o momento. É uma pessoa que ficou presa no incêndio de sua casa durante a tempestade, informou o juiz C.H. "Burt" Mills, do condado de Aransas, na costa texana. Segundo ele, pelo menos dez pessoas ficaram levemente feridas na localidade.
O chefe da agência federal de emergências dos Estados Unidos, a Fema, avalia que levará anos até que as cidades e localidades atingidas pelo Harvey se recuperarem da devastação.
– Este vai ser um longo e frustrante processo sem precedentes para o estado do Texas – afirmou à rede MSNBC o diretor da Fema, Brock Long.
De acordo com o governador Greg Abbott, em declarações neste sábado, a principal preocupação continua sendo com "as inundações dramáticas" no Estado. O governador alertou a população a ficar atenta ao rápido avanço do nível das águas.
Ante o potecial devastador do fenômeno, o presidente Donald Trump declarou estado de catástrofe natural e poderá liberar fundos federais para ajudar nas emergências.
* AFP