
O furacão Irma provocou 10 mortes em Cuba, anunciou nesta segunda-feira (11) o site Cubadebate, que reproduz um boletim da Defesa Civil do país.
"Depois da passagem do perigoso furacão Irma pelo território nacional foram registradas até o momento a perda de 10 vidas humanas, nos territórios de Havana, Matanzas, Camagüey e Ciego de Ávila", afirma o comunicado da Defesa Civil.
Cuba foi atingida pelo Irma na sexta-feira (8), atingindo com força o centro da ilha, sobretudo as províncias de Camagüey e Ciego de Ávila, com rajadas de vento de até 260 km/h, informou a imprensa estatal. Foram registradas fortes inundações no litoral noroeste, de Matanzas a Havana, com ondas de entre 6 e 9 metros.
Leia mais:
Furacão Irma é rebaixado para tempestade tropical
VÍDEO: furacão Irma perde força e é rebaixado para categoria 1
"Escapamos", diz mensagem enviada por brasileira
O Irma foi rebaixado para a categoria de tempestade tropical, nesta segunda-feira (11), embora a força das rajadas de vento do fenômeno matenha intensidade próxima a de um furacão. Segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos, às 8h locais (9h de Brasília), a tempestade estava 170 quilômetros ao norte de Tampa, na Flórida, com vento de até 110 km/h.
As primeiras informações sobre a passagem do Irma pela Flórida indicam que os danos são menos graves que os esperados. No entanto, pelo menos quatro mortes relacionadas ao fenômeno foram registradas nos Estados Unidos.
O Irma também teve o potencial reduzido da categoria 2 para a categoria 1, nesta segunda-feira.