Armadilha na Zona Norte: bueiro sem tampa é risco para pedestres

"Se uma criança chega a cair, pode acabar morrendo", alerta morador

30/08/2010 - 18h20min
Armadilha na Zona Norte: bueiro sem tampa é risco para pedestres  Ronaldo Bernardi/
Bueiro sem tampa vira armadilha em região movimentada na esquina da Rua da Várzea com a Avenida Sertório, zona norte da Capital Foto: Ronaldo Bernardi  
Moradores e trabalhadores do bairro Jardim São Pedro, na zona norte de Porto Alegre, reclamam de um bueiro sem tampa há vários dias na esquina da Rua da Várzea com a Avenida Sertório. A região é bastante movimentada e em dias de correria o buraco se torna uma armadilha.

O gerente de serviços de uma loja de motos que fica em frente ao bueiro, Rodrigo Carrion, de 27 anos, chama atenção para o risco que o buraco representa, já que a região é bastante movimentada.

— Imagina em um dia de chuva se a gente sai da empresa correndo? Com certeza esse buraco é uma armadilha — reclama.

No mesmo quarteirão, um outro bueiro já havia sido encontrado sem tampa. Os próprios moradores tomaram providência.

— O pessoal acredita que papeleiros roubaram as tampas de aço ou ferro. Na primeira, o síndico de um prédio colocou uma tampa provisória de madeira. Nesse outro o buraco é grande e muito profundo. Até um adulto pode cair dentro se estiver desatento — explica Carrion.

O problema estaria ocorrendo há pelo menos dez dias, segundo o aposentado Luiz Carlos Esteves, de 78 anos, que mora na região. Ele teme pelo risco de crianças caírem no buraco, mesmo com o cavalete colocado na borda.

— Ali passa uma espécie de arroio por baixo. Se uma criança chega a cair, pode acabar morrendo. E é uma coisa que chama atenção. Uma criança curiosa pode se aproximar e cair, não adianta ter um cavalete — avisa o aposentado.

Ainda não há confirmação sobre quem tem a responsabilidade pelo bueiro. Apesar disso, o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) e o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) se comprometeram em fazer uma vistoria no local.
 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.