Dica: 13 filmes para você assistir nesta sexta-feira 13

Relembre clássicos do terror

13/08/2010 - 04h50min
Dica: 13 filmes para você assistir nesta sexta-feira 13 Divulgação/
Escritor surtado de "O Iluminado" é um dos personagens mais marcantes de Jack Nicholson Foto: Divulgação  
Sexta-feira 13, ainda mais com frio, é uma data perfeita para ficar em casa debaixo dos cobertores — e não correr nenhum risco além de queimar os dedos na caneca de chocolate quente. Para dar mais emoção à noite, nada melhor do que um bom filme de terror.

Ao contrário do que muita gente pensa, o gênero é diverso e não se resume a sangue e serial killers enlouquecidos. Existem várias nuances do terror, desde a perturbação intimista de "O bebê de Rosemary" até as sangrentas matanças de "Sexta-feira 13". Zerohora.com preparou uma lista de 13 melhores filmes para você assistir em 13 de agosto.

:: Qual o melhor filme para assistir na noite desta sexta-feira? Opine!

1- O Iluminado

O livro do escritor Stephen King foi transposto para o cinema pelo mestre Stanley Kubrick, resultando em um dos melhores filmes do gênero de todos os tempos. Jack Nicholson interpreta o atormentado escritor que vai trabalhar em um hotel isolado durante o inverno com sua família.

Depois de algum tempo, ele começa a sofrer da "Síndrome da Cabana", e ameaça a vida da mulher e do filho. Kubrick criou grande tensão psicológica no filme, deixando no ar se as estranhas aparições são fantasmas do passado ou fruto de uma imaginação perturbada.

A interpretação é uma das mais marcantes de Nicholson, e a frase "All work and no play makes Jack a dull boy" (Muito trabalho e nenhum divertimento tornam Jack um garoto imbecil) se tornou antológica.

2- Série "A Hora do Pesadelo"

Freddy Krueger é um atormentador e assassino de criancinhas. Depois de ter sido morto em uma caldeira por pais de crianças das quais teria abusado, ele retorna como um matador cruel, que invade sonhos.

No primeiro filme da série, seu terrível plano de vingança consiste em acabar com a vida dos filhos daqueles que o mataram, invadindo o sonho dos pequenos.

O filme criado por Wes Craven foi um sucesso de bilheteria e mexe com uma fantasia cruel do mundo infantil: o medo dos pesadelos. O ator Robert Englund deu vida ao vilão que apareceu em outros sete filmes, incluindo o embate com Jason, vilão de Sexta-feira 13. O filme ganhou um remake em 2010, que não chegou nem perto do sucesso da década de 1980.



3- Série "Sexta-feira 13"


O vilão grandalhão Jason, com sua máscara de hockey e sua sede assassina é um ícone do subgênero slasher, caracterizado por muito banho de sangue e mortes absurdas. Entretanto, no primeiro filme da série, de 1980, ele não mata ninguém. A grande assassina é sua mãe. Ele aparece no segundo longa e só coloca a famosa máscara no terceiro.

A perseguição de adolescentes em um acampamento despertou o horror na época, mas, com o passar dos anos, muitas sequências e até uma refilmagem, Jason passou
a não ser levado tão a sério.



4- O Exorcista

Quando foi exibido em 1973, as plateias ficaram apavoradas, atormentadas e encantadas com os efeitos especiais usados para simular a possessão demoníaca da jovem Regan MacNeil.

O longa mostra o trabalho de um padre para exorcizar o mal do corpo da moça, responsável pelo aparecimento de uma voz cavernosa e assustadora, levitações e muito mais.

Os bastidores do filme são ainda mais sinistros do que a trama. Durante as filmagens, um ator e vários membros da equipe faleceram — algumas mortes, inclusives, são inexplicáveis. Outros empregados inclusive, tiveram partes do corpo decepadas em acidentes de trabalho. A atriz Linda Blair, que viveu a possuída, viciou-se em álcool e drogas e começou uma jornada rumo ao ostracismo.



5- Poltergeist


Está aí outro filme perseguido por maldições, como mortes misteriosas e repentinas de atores. Dizem que o motivo é o fato de que esqueletos reais foram usados nas filmagens do longa, que envolvia fenômenos paranormais.

O filme foi escrito e produzido por Steven Spielberg, e narra a história de uma família que mora em uma casa assustadora: móveis se movem e a filha do casal fala com a televisão. Em uma noite de tempestade, a garota desaparece e passa a se comunicar com a família atráves do aparelho de TV.

A série Poltergeist foi sepultada depois do 3º longa. O motivo foi a morte da atriz Heather O'Rourke, que interpretava a menina, aos 12 anos de idade.




6- Cemitério Maldito

Baseado em um livro de Stephen King e roteirizado pelo próprio escritor, o enredo do filme mostra o estranho cemitério indígena "Micmac" onde animais e pessoas ressuscitam. Tudo fica mais assustador quando uma família se muda para o local, onde muitos animais são atropelados na estrada. Uma das vítimas é o gato de estimação. Depois dessa morte, muitas coisas estranhas e assustadoras começam a acontecer.

7- O Bebê de Rosemary

Um dos filmes mais cultuados de Roman Polansky, o longa narra a história de um casal que se muda para um sinistro apartamento, cercado por vizinhos mais estranhos ainda.

O ganancioso marido da mocinha Rosemary, vivida por Mia Farrow, sonha em conseguir destaque na carreira de ator e firma um pacto com outros moradores do prédio. Pouco tempo depois, a esposa engravida e passa a sofrer mais desconforto do que as grávidas comuns. Tanto mal estar tem a ver com o verdadeiro pai do bebê que ela carrega: o diabo.



8- A Profecia

Assim como no clássico de Polanski, A Profecia trata de um descendente de satã. O menino Damien Thorn é filho de um embaixador americano no Reino Unido. Um padre descobre a verdade sobre a criança, nascida de um chacal na sexta hora, do sexto dia do sexto mês.

O pai, um cético, começa a desconfiar que o padre tinha razão quando percebe a série de mortes das pessoas que cercam sua família. Ele, então, passa a ter a díficil missão de matar o pequeno anticristo com sete adagas sagradas. Mas, como a série tem mais dois filmes, você pode deduzir que não é tão fácil assim matar um filho do diabo.



9- O Anticristo


O filme de Lars von Trier chocou o público em 2009. A trama gira em torno de um casal que perdeu o filho em um acidente. Atormentados pela dor e pela culpa, eles decidem morar em uma cabana no meio da floresta, a qual eles chamam de Éden. O marido terapeuta sonha em amenizar a depressão da esposa.

O argumento poderia dar origem a mais um drama psicológico, mas as cenas de violência e sexo explícito dão outro tom a obra. É um dos poucos filmes de terror da atualidade que não arrancam nenhum sorriso do telespectador.



10- O Massacre da Serra Elétrica

Filme de baixíssimo orçamento feito em 1973, rendeu milhões aos seus produtores. Um clássico do trash, encenado pelo maníaco Leatherface, que, com uma máscara feita do couro de suas vítimas e um serra elétrica, assustava uma cidadezinha.

Foram feitas sequências mais caras do massacre, mas nenhuma supera o clima apavorante deste longa.



11- Halloween

Outro fenômeno de bilheteria originado de um orçamento baixíssimo. Reza a lenda que os atores atuavam com suas próprias roupas. A história do filme, lançado em 1978, é o massacre promovido por Michael Myers, um serial killer que matou a própria irmã, e que foge de um hospital psiquiátrico no Dia das Bruxas. Ele volta para sua cidade natal e promove uma matança.

12- A Noite dos Mortos Vivos

O grande clássico dos filmes de zumbi, o filme de George Romero conta a história de Ben e Barbra, que, junto com outras cinco pessoas tentam sobreviver ao ataque de mortos reanimados. Os zumbis atacam à noite, enquanto as vítimas estão presas em uma casa de fazenda na região rural da Pensilvânia. Foi refilmado em 1990.



13- A Bruxa de Blair


O filme, de 1999, se destaca por ser o pioneiro na integração com a internet e por apostar na linguagem realista. As imagens foram lançadas na rede como se fossem registros reais de um grupo de três documentaristas que desapareceu enquanto filmava um documentário sobre uma bruxa. Houve quem acreditasse na história.

O longa tem muitas imagens tremidas, choro, gritos, barulhos estranhos, pavor e um final enigmático. O projeto influenciou outros filmes, como o espanhol REC, em que uma equipe de televisão fica presa em um prédio em quarentena. 



::
Você tem alguma superstição com relação à Sexta-feira 13? Divida conosco!

:: Veja dicas de como organizar uma festa na Sexta-Feira 13 em www.hagah.com.br
 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.