Equipes libertam baleia que ficou encalhada na beira da praia em Capão Novo

Milhares de pessoas vibraram com a cena do animal nadando em direção a alto-mar

Por: Kamila Almeida, Capão Novo
24/08/2010 - 18h55min
Equipes libertam baleia que ficou encalhada na beira da praia em Capão Novo Ronaldo Bernardi/
A baleia estava encalhada desde a manhã de domingo Foto: zerohora.comgaleria de fotos  

A megaoperação montada para desencalhar uma baleia presa na beira da praia de Capão Novo, no Litoral Norte, terminou com sucesso na tarde desta terça-feira. Por volta das 16h15min, o animal foi puxado por um barco rebocador e conseguiu se soltar da areia.

A cena foi acompanhada no local por milhares de pessoas. A comemoração foi grande quando os mergulhadores e integrantes das equipes de resgate saíram da água, enquanto o animal nadava em direção a alto-mar.



A baleia da espécie jubarte esteve encalhada em Capão Novo desde a manhã de domingo, segundo informações do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar). Moradores relataram que o animal esteve preso desde sábado, mas as primeiras fiscalizações ocorreram apenas no dia seguinte.

Segundo o biólogo do Ceclimar, Maurício Tavares, a retirada não foi imediata pois dependia de um planejamento minucioso. Também foi levado em consideração o fato de ser esta ser a primeira vez que uma operação do tipo foi montada no Rio Grande do Sul.

— Além disso, o resgate oferecia riscos tanto para o animal quanto para os mergulhadores — explicou o biólogo.

O animal, com cerca de 11 metros e peso superior a 20 toneladas, precisou ser envolvido em uma espécie de cinta, para depois ser puxado. Por duas oportunidades a operação fracassou.



O grupo fez uma breve pausa nos trabalhos para elaborar um novo plano. Em seguida, mergulhadores voltaram para dentro da água e conseguiram prender o animal nas embarcações, que fizeram a remoção.



Um dos mergulhadores que conseguiu ficar em cima do animal, Renato Schimidt, de 25 anos, relatou a emoção.

— Até que deu uma pontinha de medo. Mas a gente ultrapassa pela vontade de ajudar. Senti que ela estava bem calma. Parecia que ela sabia que estávamos querendo ajudar. Não tem preço que pague essa emoção — disse o mergulhador.



Assim que se soltou, a baleia movimentou a cauda e as nadadeiras antes de se virar para sair nadando, desorientada em um primeiro momento. A cerca de 200 metros da costa, ainda ficou visível até pelo menos por volta das 18h, sendo acompanhada por uma embarcação para que não voltasse para beira da praia. Pesquisadores do Ceclimar acreditam que ela seguirá sua rota natural em direção ao sul da Bahia.



Exames foram encaminhados para um laboratório do Rio de Janeiro e os resultados deverão indicar se a baleia estava doente. Também foi recolhido material para DNA, o que deverá apontar se era macho ou fêmea. A estimativa é que tenha entre 2 e 4 anos de idade.

No Brasil, já foram registrados pelo menos três casos parecidos: Florianópolis (SC), Saquarema (RJ) e litoral de São Paulo. Todos os três tiveram sucesso e os animais foram resgatados com vida, segundo o Instituto Baleia Jubarte.

Notícias Relacionadas

24/08/2010 | 09h08

Prefeitura libera verba de auxílio para desencalhe de baleia no Litoral Norte

Município de Capão da Canoa arcará com cerca de R$ 1,5 mil para rebocador

24/08/2010 | 08h25

Exigência de rebocador dificulta operação para desencalhe de baleia no Litoral Norte

Proprietário da embarcação solicita que o combustível seja subsidiado para se deslocar até o local em que o animal está preso

24/08/2010 | 05h

Biológos tentarão desencalhar baleia hoje pela manhã no Litoral Norte

Cetáceo está preso em banco de areia entre os municípios de Arroio Teixeira e Capão Novo

23/08/2010 | 18h54

Biólogos tentarão usar equipamentos flutuantes para desencalhar baleia

Objetivo é tentar levantar o mamífero para colocar um equipamento com mangueiras e bombonas de ar que serão usadas para rebocá-lo para dentro do mar

23/08/2010 | 11h33

Biólogos buscam ajuda da Petrobras e dos bombeiros para desencalhar baleia

Equipe montará equipamento e a tentativa de remoção deve ser feita apenas amanhã

23/08/2010 | 08h52

Equipe de biólogos trabalha na remoção de baleia Jubarte encalhada em Capão Novo

Animal está preso em um banco de areia desde sábado

22/08/2010 | 16h37

Baleia encalhada no Litoral Norte pode estar doente, diz biólogo do Ceclimar

Apesar de não apresentar marcas externas, animal preso em banco de areia mostra fragilidade

22/08/2010 | 14h51

Baleia encalha no Litoral Norte

Animal ficou preso em um banco de areia

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.