Lotações de Porto Alegre serão equipadas para transporte de cadeirantes

Qualificação no transporte seletivo é uma das melhorias previstas para Copa de 2014

22/12/2010 - 21h00min
Lotações de Porto Alegre serão equipadas para transporte de cadeirantes Divulgação/PMPA/
"Esta é uma conquista dos cadeirantes e das pessoas com deficiência", diz cadeirante que experimentou o serviço Foto: Divulgação/PMPA  

A frota de lotações de Porto Alegre terá veículos adaptados para transportar cadeirantes. A Capital gaúcha é a primeira no Brasil a a usar o sistema no transporte seletivo. A apresentação do novo veículo ocorreu hoje no Paço Municipal.

— Mais uma vez, demonstramos que queremos avançar no desenvolvimento da cidade, respeitando sempre as diferenças e combatendo as desigualdades. Não adianta pensarmos em Copa 2014 sem pensarmos em detalhes como este, de inclusão social, que possibilitam maior acessibilidade aos cidadãos — destacou o prefeito José Fortunati.

As lotações serão equipadas com elevadores e espaço reservado para cadeirantes. Também terão bancos reservados para gestantes, idosos e deficientes. De acordo com o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, 30 veículos estarão funcionando a partir do dia primeiro de janeiro.

O cadeirante Dilceu dos Santos, 38 anos, testou e aprovou a nova lotação adaptada.

— Esta é uma conquista dos cadeirantes e das pessoas com deficiência. Agora, sabemos que podemos pegar uma lotação especialmente adequada as nossas necessidades. Nós, porto-alegrenses, estamos avançando cada vez mais em acessibilidade e inclusão — afirmou.

Cerca de 56 mil passageiros por dia utilizam o transporte seletivo a cada dia na Capital. A expectativa é que até 2014, todos os 403 veículos da frota estejam adaptados.

Uma Lei Federal determina que os carros novos, utilizados como transporte coletivo, sejam produzidos com rampas ou elevadores de acesso a cadeirantes.

Linhas

Os novos veículos atenderão as linhas:

— 787 Ipiranga PUC

— 314 Canal 10

— 130 Guarujá

— 161 Ipanema

— 590 Guerino/Lindóia

Características

Os veículos adaptados são equipados com ar-condicionado, 21 lugares, poltronas reclináveis em dois estágios com cintos de segurança retráteis, no padrão rodoviário.

Conforme o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, a partir de agora todos os veículos que entrarem na frota deverão apresentar o mesmo padrão.

A programação de renovação da frota, com idade média de cinco anos, prevê a inclusão de 50 novos veículos no sistema até o final de janeiro de 2011.

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.