Forte chuva alaga bairros em Sapucaia do Sul e Vale do Sinos e paralisa trensurb

Cidades do Vale do Sinos também sofreram transtornos com a chuva

Atualizada em 06/02/2011 | 18h2206/02/2011 | 14h24
Forte chuva alaga bairros em Sapucaia do Sul e Vale do Sinos e paralisa trensurb Miro de Souza/
Em Novo Hamburgo, houve alagamento no bairro Santo Afonso Foto: Miro de Souza

Seis bairros de Sapucaia do Sul ficaram alagados após um forte temporal que atingiu a região na manhã de hoje. Bairro Sete, Vila Jardim, Parque Joel, Vila Vargas, bairro São José e Coab, que ficam próximos ao arroio José Joaquim, foram atingidos. A região do Vale do Sinos também registra estragos em diferentes cidades. Segundo a Brigada Militar, a chuva começou por volta das 11h30min de hoje.

Mande fotos do tempo na sua cidade

A chuva fez com que o arroio transbordasse, atingindo também a estação do trensurb na cidade. Segundo o gerente de Operações, Rubens Pazin, o sentido Sapucaia do Sul-São Leopoldo deve passar por manutenção até o final do dia e só deve ser liberado amanhã pela manhã. A trensurb está disponibilizando ônibus aos passageiros.

No sentido contrário, a linha foi liberada às 16h20min. Os trens estão passando com intervalo de 22 minutos.

No bairro Sete, um dos mais atingidos em Sapucaia do Sul, várias ruas estão completamente inundadas. Em alguns locais, o nível da água chega a quase um metro de altura.

Vale do Sinos

Cidades do Vale do Sinos também sofreram com a forte chuva deste domingo. Em Novo Hamburgo, houve alagamento no bairro Santo Afonso. Uma parte do bairro Santo André, conhecida como Beco do Déco, em São Leopoldo, está desde o final da manhã ilhada em função da chuva. Desde o início do dia, os Bombeiros registraram 19 milímetros de chuva na cidade.

O bairro atingido fica próximo a um córrego que desemboca no rio dos Sinos. Quatro dos cinco bombeiros da cidade estão no local. Ainda não há um levantamento de quantas famílias teriam sido atingidas por inundações. O bairro Santos Dumont também registrou alagamentos.

Na divisa do município com Novo Hamburgo, entre as vilas Palmeira e Braz, o arroio Gauchinho transbordou inundando parcialmente cerca de 30 casas. A Defesa Civil esteve no local e com duas retroescavadeiras fez o escoamento da água. Ninguém foi removido.

Segundo a Defesa Civil do Estado, Esteio também apresentou alagamentos e transtornos após a chuva, e não há informações sobre o número total de famílias atingidas.


Visualizar Chuva forte causa alagamentos em Sapucaia do Sul e Vale dos Sinos em um mapa maior


Chuva fechou hospital

A chuva também causou o fechamento do Centro Obstétrico do Hospital Centenário, em São Leopoldo. As duas pacientes que estavam internadas tiveram de ser transferidas. Por medida preventiva, devido aos alagamentos provocados pelo acúmulo de água no local, as gestantes de São Leopoldo devem procurar outros hospitais da região. Para amanhã, a previsão é de que o centro funcione normalmente.

Transtornos no trânsito

Na BR-116, o km 252, sentido Capital-Interior, em Sapucaia do Sul, está interrompido devido a água que acumulou na pista. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, há congestionamento no local, e o trânsito está sendo desviado por dentro da cidade.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.