Guarda Municipal forma primeira turma com agentes habilitados a usar armas de fogo

São 67 pessoas treinadas para atuar em praças, prédios públicos e no patrulhamento de áreas escolares

Por: Bruna Porciúncula
19/02/2011 - 04h24min
Guarda Municipal forma primeira turma com agentes habilitados a usar armas de fogo Ricardo Giusti/DivulgaçãoPMPA
Turma de guardas foi apresentada nesta sexta-feira Foto: Ricardo Giusti / DivulgaçãoPMPA  

Com solenidade no Paço Municipal, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, apresentou nesta sexta-feira a primeira turma de guardas municipais em que todos estão habilitados a usar armas de fogo. São mais 57 homens e 10 mulheres treinados para atuar em praças, parques, prédios públicos e no patrulhamento de áreas escolares. A medida reacende o debate sobre o armamento desses agentes da segurança pública.

A formatura de um grupo totalmente apto a usar armas de fogo é novidade, mas desde 2007 a Guarda Municipal conta com integrantes que trabalham armados, situação prevista em lei há oito anos e condicionada ao preparo desses profissionais e à criação de uma ouvidoria e de corregedoria da guarda.

Na avaliação do secretário municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana, Nereu D’Avila, armar os guardas é um caminho sem volta. Ele sustenta esse prognóstico pela realidade cada vez mais violenta enfrentada pelos agentes no dia a dia.

– As pessoas não têm ideia da bandidagem que existe por aí, e a cidade é grande demais para que a Brigada Militar consiga cuidar de todos os pontos – diz o secretário.

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.