Estudante da UFRGS cria site com rotas de ônibus da Capital

Site possibilita localizar itinerários, paradas e acrescentar informações sobre o transporte coletivo

31/03/2011 - 03h42min
Estudante da UFRGS cria site com rotas de ônibus da Capital Tadeu Vilani/Agencia RBS
Com milhares de acessos por dia, site criado por bruno ajuda usuários a se guiar em Porto Alegre Foto: Tadeu Vilani / Agencia RBS  
Ao desenvolver um mecanismo para facilitar seu próprio deslocamento de ônibus, um estudante acabou ajudando milhares de pessoas a circular por Porto Alegre. Bruno Jurkovski, 20 anos, criou um site — o Poabus.com.br — que permite localizar itinerários de linhas, paradas e acrescentar informações sobre o transporte público.

Até o momento, é possível visualizar o itinerário de 80 das 364 linhas existentes, sobre um mapa do Google. Outra opção é digitar endereços de origem e destino para descobrir que ônibus pegar.

Como o site é colaborativo, os próprios visitantes podem acrescentar informações. O estudante, por exemplo, cadastrou apenas três linhas. As demais foram registradas por outros usuários.

A ideia do site começou a se solidificar no ano passado, depois que Bruno assistiu a uma palestra sobre uma iniciativa parecida em São Paulo. Nas férias de verão, a página foi desenvolvida e apresentada a amigos e colegas do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Confira a matéria completa na edição de Zero Hora desta quinta-feira.

Notícias Relacionadas

29/03/2011 | 06h13

Mudança em ônibus de Canoas gera revolta

Integração de linhas urbanas e metropolitanas não foi bem recebida pelos usuários, que reclamam de demora e superlotação nos coletivos

29/03/2011 | 04h29

Linha do metrô da Capital será incluída no PAC, garante secretário de Mobilidade Urbana

Luiz Carlos Bueno acredita que as obras na Capital sairão do papel neste ano

28/03/2011 | 18h40

Metrô da Capital cortará pela metade o tempo de viagem entre a Zona Norte e o Centro

Passageiros levarão 30 minutos entre a estação da Fiergs e a Esquina Democrática

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.