Conferência da ONU

Papa pede mais respeito pelo homem e pela natureza

No Vaticano, Bento XVI comentou o tema que pauta encontro de líderes mundiais na África do Sul

28/11/2011 - 12h18min
O Papa Bento XVI pediu nesta segunda-feira mais respeito pelo homem e pela natureza e incentivou os jovens a serem os "guardiães da Criação", em ocasião da abertura, em Durban, na África do Sul, da conferência da ONU sobre mudanças climáticas.

— O respeito pelo ser humano e o respeito pela natureza são um só — afirmou o Papa diante de 10 mil estudantes italianos reunidos no Palácio Apostólico Vaticano. — A Igreja nunca deixou de lembrar que o respeito pela marca do Criador sobre toda sua Criação permitiu uma melhor compreensão de nossa verdadeira identidade humana — acrescentou.

— Se o homem se esquece, em seu trabalho, de que é um colaborador de Deus, ele pode cometer uma violência contra a Criação e causar danos que ainda terão um impacto negativo também sobre o homem, como nós, infelizmente, constatamos em várias ocasiões — afirmou ainda Joseph Ratzinger.

O Papa já lançou vários pedidos à comunidade internacional para que se adote uma atitude responsável em relação ao meio ambiente e à "defesa da vida", em oposição ao que ele chama de "cultura da morte", incluindo o aborto e a eutanásia.

Notícias Relacionadas

Clima mundial 28/11/2011 | 10h01

ONU tenta dar novo ânimo ao protocolo de Kioto em conferência na África do Sul

Evento que reúne líderes de 183 países foi aberto nesta segunda-feira em Durban

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.