Norte do Estado

Operação já retirou mais de dez toneladas de lixo do Rio Passo Fundo

Diante do volume, quantidade de resíduos pode ser maior do que as 20 toneladas previstas

09/12/2011 - 13h43min
Operação já retirou mais de dez toneladas de lixo do Rio Passo Fundo Fernanda Pimentel, Especial/
Foto: Fernanda Pimentel, Especial  

Mais de dez toneladas de lixo já foram removidas do Rio Passo Fundo, no norte do Estado. Essa é a estimativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Passo Fundo cinco horas após o início da operação de limpeza nesta sexta-feira. A meta é concluir o trabalho até o fim da tarde de sábado.

O coordenador de licenciamento e fiscalização ambiental do município, Glauco Polita, revela que quatro caminhões carregados de resíduos foram retirados durante a manhã. Apesar de os veículos terem capacidade para cinco toneladas, a estimativa é que cada um levou três toneladas devido ao volume de plástico e isopor, que pesa menos.

Uma rede de contenção foi instalada para evitar que resíduos se desloquem e sigam rio abaixo. Polita explica que o lixo removido está sendo depositado em uma área aberta próximo ao rio. No fim da tarde, o material será carregado até o aterro sanitário, que fica distante da área, onde será pesado antes da destinação final.

Antes de iniciar a limpeza, a prefeitura estimava haver 20 toneladas de lixo na área, mas diante do volume verificado durante a operação, o número deve ser maior do que se imagina. De acordo com Polita, o trabalho vai até às 18h nesta sexta-feira. Amanhã, reinicia às 8h e se estenderá até o fim da tarde.

– O ritmo é bom e esperamos finalizar no sábado. Se for preciso, terminamos na segunda-feira – destaca.

 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.