
O arquiteto Jaime Lerner e o prefeito José Fortunati assinaram na manhã desta sexta-feira o contrato para a revitalização dos 5,9 quilômetros da Orla do Guaíba em Porto Alegre, entre a Usina do Gasômetro e o Arroio Cavalhada, na altura do Iate Clube Guaíba.
O escritório de Lerner será responsável por desenvolver o plano conceitual para o Parque Urbano da Orla do Guaíba e também os projetos executivos de arquitetura e paisagismo da primeira etapa de execução, que compreende o trecho entre a Usina do Gasômetro e a primeira curva da avenida Beira Rio, sentido centro-bairro.
A proposta da prefeitura para os 56,7 hectares de área a ser revitalizada inclui terminal turístico para barcos de passeio, calçadão, ciclovia, banheiros, quadras esportivas, instalação de bancos e quiosques, entre outras inovações a serem criadas pelos projetistas.
- A revitalização promoverá integração da área do Guaíba com o Centro da cidade, com o cotidiano do porto-alegrense - disse Lerner, que destacou que a revitalização da orla, integrada ao projeto do Cais Mauá, dará nova concepção ao Lago Guaíba e à relação dos moradores com o espaço.
As obras têm início previsto para o primeiro semestre de 2012, após licitação para contratar a execução, e as reuniões para o desenvolvimento do projeto devem começar imediatamente. O investimento será custeado por recursos próprios do município.