Alvo de críticas de especialistas e de uma série de comentários irônicos na internet, modelo de guarda-corpo instalado no dia 10 de janeiro no trecho em construção da ciclovia da Avenida Ipiranga foi retirado nesta manhã pela prefeitura de Porto Alegre.
O material utilizado na estrutura, que era ainda um protótipo, foi contestado. O principal argumento dos contrários à escolha de toras de eucalipto de reflorestamento era de que o material estaria longe de ter o design mais adequado para ser utilizado em uma das mais importantes vias da cidade.
A assessoria de comunicação da prefeitura de Porto Alegre havia informado que técnicos da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) avaliaram o modelo e concluíram que ele atendia a normas técnicas nacionais e internacionais.
O objetivo era buscar um meio para dar maior leveza ao desenho do projeto. A utilização da madeira seria uma alternativa ao metal, que - devido a uma recomentação da CEEE - não poderia ser usado em razão dos cabos de alta tensão instalados ao longo da avenida.
O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, afirmou que as limitações de segurança e estéticas também inviabilizaram outras opções, como o concreto. O plástico foi descartado por ser muito caro e não haver estrutura de manutenção no órgão para o material. Entre as opções disponíveis, os tocos de madeira seriam os de manutenção mais simples e barata.
Depois de contestada, a prefeitura anunciou que entraria em contato com o Instituto dos Arquitetos do Brasil - Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) para contar com a colaboração da categoria na escolha de um projeto melhor. Ontem, o IAB publicou em seu site o regulamento para a seleção de ideias para a obra. O resultado final deve ser divulgado no dia 30 de janeiro.
Segundo Capelari, a opção de madeira tratava-se apenas de um protótipo, colocado no local para ser avaliado por arquitetos.
- Estamos abertos a novas ideias que virão do IAB. Não temos preconceito contra nenhum material e aguardamos ideias mais criativas.
A ciclovia da Ipiranga, que ligará as avenidas Antônio de Carvalho e Edvaldo Pereira Paiva, é uma parceria público-privada entre a prefeitura, o Grupo Zaffari e o Shopping Praia de Belas.
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