Alívio no tempo

Chuva avança no Estado e temperatura cai em praticamente todas as regiões

Instabilidade não é suficiente para reverter o quadro de estiagem, diz meteorologista

Atualizada em 12/01/2012 | 21h1412/01/2012 | 17h07
Chuva avança no Estado e temperatura cai em praticamente todas as regiões Porthus Junior/Agencia RBS
Em Caxias do Sul a chuva deixou ruas alagadas nesta quinta-feira Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

Com o quadro severo da estiagem que castiga o Rio Grande do Sul, a chuva nesta quinta-feira não chega a aliviar os efeitos da seca. Apesar disso, aliviou um pouco o calor, levando a temperatura para baixo dos 30°C. A instabilidade atingiu primeiro a região da Fronteira Oeste, mas depois avançou para outros pontos. À noite, a chuva avança sobre praticamente todo o Estado.

— Na primavera faltou 400 milímetros de chuva. Não são dois dias de chuva que irão reverter esse quadro. Seria necessário que a chuva chegasse por alguns dias e com alguma regularidade — explicou a meteorologista da RBS Estael Sias.

Como está o tempo na sua cidade? Envie fotos

Em Santa Maria, a estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) marcou 22mm no intervalo de duas horas nesta tarde. O termômetro baixou dos 30°C no final da tarde. Às 20h fazia 25°C na cidade, segundo a estação meteorológica da RBS.

À tarde também choveu cidades na região de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, e em São Luiz Gonzaga, nas Missões. Também foi registrada precipitação no Vale do Caí, em cidades como Montenegro e São Sebastião do Caí. Em Pareci Novo choveu mais forte e, de acordo com o Corpo de Bombeiros, ventou.

No Litoral Norte, uma grande nuvem de temporal chegou a afugentar veranistas que circulavam pela beira da praia de Capão da Canoa. A chuva, no entanto, foi fina e fraca.

Na região Noroeste, o fim de tarde foi de chuva em cidades como Jóia, Panambi, Condor, Quinze de Novembro, Selbach, Campos Borges e Alto Alegre. Também foi registrada chuva em Caxias do Sul, na Serra.

Na Capital, o início de tarde já havia sido de chuva em pontos isolados. À noite, nuvens escuras cobriram a cidade, mas voltou a chover com fraca intensidade.

Queda nas temperaturas:

Em São Luiz Gonzaga, nas Missões, choveu 14,6 mm e a temperatura caiu de 32,4 para 22,4°C no intervalo de uma hora, segundo o Inmet.

No extremo Sul, a cidade de Jaguarão também teve queda acentuada. Os termômetros marcaram 19°C à tarde.

Na Fronteira Oeste, onde chove desde o turno da manhã, a temperatura caiu à noite, com média de 26°C na região de Uruguaiana.

A mínima registrada nesta quinta-feira foi na cidade de São José dos Ausentes, onde marcou 15,3°C pela manhã. A máxima foi de 35,2°C à tarde em São Luiz Gonzaga. Na Capital, a temperatura variou entre 23,5°C e 31,1°C.

Alerta do Inmet para o Rio Grande do Sul:

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), alerta para a possibilidade de temporal com granizo, rajadas de vento e descargas elétricas, especialmente no Norte e no Centro-Oeste.

Notícias Relacionadas

Além da chuva 12/01/2012 | 10h46

Temperatura máxima pode cair cerca de 10ºC no RS entre hoje e amanhã

Tendência de queda nos termômetros segue até o final de semana, após a passagem da frente fria que provoca chuva no Estado

Alívio 12/01/2012 | 06h52

Calor ameniza e pode chover em praticamente todo o RS nesta quinta-feira

Precipitação deve ser mais intensa no Noroeste, e temperatura máxima deve ficar cerca de 5ºC abaixo da registrada ontem no Estado

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.