Volta da doença

Hugo Chávez admite retorno de tumor que pode ser maligno

Presidente da Venezuela viaja nesta sexta para Cuba, onde passará por nova cirurgia

24/02/2012 | 01h17
Hugo Chávez admite retorno de tumor que pode ser maligno Juan Barreto/AFP
Em discurso a simpatizantes em Caracas, Chávez reafirmou sua candidatura nas eleições de outubro Foto: Juan Barreto / AFP

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, admitiu na noite de quinta-feira que é grande a probabilidade de ter um tumor maligno no mesmo local de onde extraiu um câncer em 2011, na véspera de sua viagem a Cuba para a cirurgia.

— Ninguém pode dizer neste momento que é outro tumor maligno (...) mas a probabilidade de que seja maligno é superior — admitiu o presidente, de 57 anos, que em junho do ano passado retirou um câncer na região pélvica.

— Oxalá não seja (maligno), mas a probabilidade existe (...) e é preciso estar preparado para isto — disse Chávez, que será operado no início da próxima semana, em Havana.

— Vamos enfrentar esta nova batalha e, com a ajuda de Deus, vamos nos sair bem — afirmou.

O tumor, de quase dois centímetros de diâmetro, foi detectado durante exames médicos no sábado passado, em Havana, revelou na terça-feira o presidente, que jamais informou a natureza ou a localização do câncer. Chávez não utiliza a palavra "tumor" para descrever o problema e nega sofrer de metástase, que é a difusão do câncer para outros órgãos.

Segundo o oncologista Carlos Dzik, do Hospital Sírio Libanês de São Paulo, pode se tratar de um "fenômeno no qual o tumor inicial foi retirado, mas por alguma razão, células deste tumor que contaminavam a região não foram retiradas e voltaram a crescer depois de certo tempo.

— É o que chamamos de recorrência local do tumor — explica.

Mais cedo na quinta-feira, Chávez afirmou que seguirá governando após as eleições de outubro, "com câncer ou sem ele".

— Não voltarão (a governar), com ou sem câncer. Com doença ou não, não voltarão ao poder. Podem ter a certeza de que venceremos por nocaute no dia 7 de outubro — garantiu o presidente.

 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.