Visto americano

Reabertura de consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre deve ser anunciada no mês que vem

Governo brasileiro aguarda anúncio oficial durante visita de Dilma a Washington, em abril

29/03/2012 | 03h16
Os gaúchos que desejam visitar os Estados Unidos podem estar prestes a ter uma viagem suprimida do roteiro: a destinada a tirar o visto, que atualmente é emitido apenas fora do Estado.

Um alto funcionário do governo brasileiro em Washington afirmou na terça-feira a Zero Hora que a criação de um consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre – e outro em Belo Horizonte – deve ser anunciada durante a visita da presidente Dilma Rousseff à Casa Branca, prevista para 9 de abril.

A representação americana na capital gaúcha foi fechada em 1996. A reabertura da sede anima o governo brasileiro.

— Isso desafoga os outros consulados. O de Porto Alegre desafogará o de São Paulo, e o de Belo Horizonte, os de São Paulo, Rio e Brasília. Melhora, por tabela, o atendimento em outras cidades. É uma melhora geral — estimou o funcionário.

A medida estaria de acordo com a nova política do governo americano de facilitar a entrada de brasileiros nos EUA.

— (Os consulados) estão no âmbito dos esforços que eles já estão fazendo para acelerar processos em geral, como a redução no prazo para a entrevista. Existe interesse do governo americano em facilitar a entrada de turistas brasileiros nos EUA. A abertura dos consulados é mais um elemento — explicou a fonte.

Devido ao enfraquecimento do dólar e ao aumento do poder aquisitivo dos brasileiros nos últimos anos, o Brasil é o segundo país que mais envia turistas para os EUA – em primeiro está a China.

Estima-se que mais de 1 milhão de vistos para os EUA sejam emitidos este ano no Brasil. Em 2010, uma funcionária do governo americano foi destacada para dar atenção especial ao Rio Grande do Sul, procurando fortalecer os laços com universidades e potencializar intercâmbios econômicos e culturais.

Turistas brasileiros são os que mais gastam nos EUA

Procurado por Zero Hora, o consulado-geral dos Estados Unidos em São Paulo negou a informação de que o consulado será reaberto em Porto Alegre. Segundo a fonte brasileira, porém, os EUA aguardariam um grande momento – a visita de Dilma – para revelar a notícia, que já circula pelos bastidores diplomáticos brasileiros:

— Obviamente que, para fazer um anúncio desses, eles querem deixar para uma ocasião importante, para ter algo a oferecer para a pessoa que eles estão recebendo — disse o funcionário.

Não há definição de datas para a implantação da representação americana na Capital, acrescentou a fonte brasileira:

— Não sabemos se (os consulados) já foram incluídos no pedido de orçamento deste ano, que já foi apresentado, mas acredito que sim.

Em 2010, os brasileiros gastaram em média quase US$ 5 mil (cerca de R$ 9,1 mil) per capita em território americano – os que mais gastam entre os estrangeiros –, motivando investimentos sistemáticos dos EUA em melhorar o atendimento.

 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.