Visto mais fácil

Consulado americano no RS reabrirá até o primeiro trimestre de 2013

Confirmada em Washington, representação em Porto Alegre deve emitir mais de 500 vistos por dia

10/04/2012 | 05h10

Dezesseis anos depois do fechamento, Porto Alegre recebeu a notícia de que voltará a ter um consulado dos Estados Unidos. A perspectiva otimista é de que até o final do ano a representação esteja em funcionamento, mas o provável é que seja no primeiro trimestre de 2013.

A importância da capital gaúcha para o governo norte-americano pode ser medida pelo tamanho do contingente que será enviado para a representação diplomática: três dezenas de servidores, o triplo do que existia na década de 90, quando o consulado anterior foi fechado.

A reabertura do consulado em Porto Alegre propiciará um aumento de pelo menos 20% nas viagens de gaúchos aos EUA, estima a Associação Brasileira de Agências de Viagens no Rio Grande do Sul (Abav/RS). Isso porque hoje tirar o visto demanda uma viagem de ida e volta para São Paulo ou Rio, que pode custar até cerca de R$ 800 extras, em passagens.

Entre 500 e mil vistos por dia:

O tema é tão importante que a Embaixada norte-americana enviou ontem a Porto Alegre o diplomata John Matel (seu diretor de Relações Externas) para dar aos gaúchos detalhes do novo consulado.

Diplomata de carreira, Matel não é um estranho no ninho. Morou em Porto Alegre entre 1984 e 1986, trabalhando no consulado (que fechou em 1996) e tem inclusive uma filha gaúcha, Marisa, que nasceu no Hospital Moinhos de Vento em 1986 (mas mora fora do Brasil desde então). A estimativa é que possam ser emitidos de 500 a mil vistos por dia útil em Porto Alegre. Quando o consulado anterior fechou, em 1996, emitia apenas cerca de cem vistos por dia.

– No mundo inteiro estamos fechando consulados. No Brasil, abrindo. Os brasileiros querem ir aos EUA e achamos que devem – comemora Matel.

Tire suas dúvidas:

1)Quando será reaberto o consuladodos EUA em Porto Alegre?

Não há data confirmada. Entre o final deste ano e os três primeiros meses de 2013. O prazo será usado para que o governo norte-americano transfira funcionários para Porto Alegre e encontre um bom local para o complexo diplomático e para residência dos servidores.

2)É o caso de esperar a reaberturado consulado para agendar o visto?

Não. Os vistos em Porto Alegre só serão concedidos após a abertura. Não haverá agendamento antes disso.

3)Quantos funcionários terá o consulado?

Cerca de 30. Desses, um será o cônsul-geral, nove serão vice-cônsules e os demais serão brasileiros, ajudando na triagem e demais funções. O consulado, além de vistos, ajuda a fomentar negócios, promove intercâmbios, fomenta estudos políticos e econômicos e realiza palestras de visitantes norte-americanos.

 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.