Piscina pública

Alagamento complica trânsito em rua da Capital

Trafegando sem enxergar o asfalto, motoristas optam por andar na contramão

Atualizada em 08/05/2012 | 17h3708/05/2012 | 06h04
Alagamento complica trânsito em rua da Capital Ronaldo Bernardi/Agencia RBS
Motoristas trafegam sem enxergar o asfalto Foto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Constantes alagamentos tem dificultado o trânsito na Rua José Pedro Boéssio, bairro Humaitá, em Porto Alegre. Trafegando sem enxergar o asfalto, motoristas optam por andar na contramão ou até por cima da calçada para evitar estragos nos veículos.

Na segunda-feira, o carro do transportador Ilgo Kopplin, 70 anos, estragou no meio de tanta água. Morador de Canoas, Kopplin usa a rua diariamente no trajeto para o trabalho:

— O que é mais impressionante é que este aqui é o caminho da Copa, caminho para o novo estádio do Grêmio. E volta e meia alaga — relata.

O comerciante Marcelo de Campos Barbosa, 32 anos, conta que a via está alagada há cerca de 10 dias. Desde então, o cuidado é redobrado para passar pelo local com o carro: 

— Qualquer chuva que dá, alaga e levanta o asfalto, a rua fica cheia de buracos. Temos que prestar muita atenção para andar aqui.

Para evitar estragos no instrumento de trabalho, o motoboy Rafael Santos, 22 anos, anda com a motocicleta por cima da calçada. Ele explica que os alagamentos na rua são constantes, mesmo que não haja chuva.

— Passo mais de duas vezes por dia aqui. É bem ruim a conservação do asfalto, é cheio de buraco, pode até quebrar a moto — diz Santos.

O que diz a prefeitura

O Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) afirma em nota que "está executando a limpeza, através de hidrojateamento e tentando desobstruir a vala que dá escoamento ao local. Em vistoria, foi constatado que uma obra, provavelmente a obra da Rodovia do Parque, bloqueou o fluxo das águas, estrangulando o valo com canalizações inadequadas. Nos próximos dias o DEP entrará em contato com o DNIT para averiguar a situação e providenciar uma solução quanto as canalizações inadequadas".

Na tarde de terça-feira, o DEP informou que entrou em contato com o DNIT e "o mesmo pediu 24 horas para averiguar o problema que suas obras estão causando na Rua José Pedro Boéssio e avenidas A. J. Renner e Ernesto Neugebauer no bairro Humaitá. O DEP aguardará até amanhã, dia 9, a manifestação do DNIT. Este problema de alagamento foi causado devido à colocação de tubos de 0,80 metro de diâmetro que causaram o bloqueio do fluxo e, consequentemente, o represamento das águas das valas com alagamentos no entorno".

A assessoria de imprensa da BR-448 (Rodovia do Parque) informou que uma equipe foi deslocada para vistoriar o local, que fica no lote 3 da rodovia, nesta terça-feira. A empresa responsável pela obra deve se pronunciar sobre o caso na quarta-feira.


Alagamento dificulta o tráfego na rua
Foto: Ronaldo Bernardi, Agência RBS

Envie sua sugestão de notícia para o e-mail pelasruas@zerohora.com.br

Leia todas as notícias publicadas no Pelas Ruas!
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.