Soluções para a crise

Angela Merkel sugere referendo sobre permanência da Grécia na Zona do Euro

Proposta da chanceler alemã seria levada a votação junto com as eleições legislativas

18/05/2012 | 17h50

A chefe do governo alemão, Angela Merkel, propôs que a Grécia realize um referendo sobre sua permanência no euro junto com as eleições legislativas de 17 de junho, afirmou o governo grego nesta sexta-feira.

A proposta foi feita durante uma conversa com o presidente grego, Carolos Papulias, disse o comunicado, emitido pelo escritório do primeiro-ministro, Panayotis Pikrammenos. "Contudo, está claro que a questão vai além das competências do governo interino", diz o texto.

Em outubro, a chanceler alemã havia se oposto firmemente à ideia do primeiro-ministro grego, Giorgos Papandreu, de submeter a um referendo popular o novo plano de resgate financeiro do país.

A perspectiva de que a Grécia saia da Zona do Euro se fortaleceu com o fracasso dos partidos políticos de formar governo após as eleições legislativas de 6 de maio, nas quais as formações contrárias às medidas de austeridade tiveram a maioria.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.