Risco na Zona Norte

Fábrica de gelo registra vazamento de amônia e área é isolada em Porto Alegre

Moradores foram orientados a saírem de casa

Atualizada em 01/05/2012 | 23h5001/05/2012 | 22h08
Fábrica de gelo registra vazamento de amônia e área é isolada em Porto Alegre Félix Zucco/Agencia RBS
Fábrica deve permanecer interditada até a quarta-feira Foto: Félix Zucco / Agencia RBS
Uma empresa fabricante de gelo foi interditada na noite desta terça-feira na Avenida Cairu, no bairro Navegantes, zona norte de Porto Alegre. Os Bombeiros isolaram a área devido a um vazamento de amônia e o trânsito chegou a ficar totalmente bloqueado no local.

Moradores do entorno da empresa Gelo Frio chamaram os Bombeiros após sentirem um forte cheiro. Pelo menos uma pessoa passou mal e precisou ser atendida por uma ambulância do Samu.

De acordo com o capitão Marcelo Carvalho Soares, do 1° Comando Regional de Bombeiros de Porto Alegre, o vazamento ocorreu em um cilindro de gás amônia, usado na refrigeração. O gás teria escapado de uma tubulação desativada do estabelecimento.

A empresa foi interditada pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). De acordo com o técnico do órgão Diego Hoffmeister, a amônia é altamente tóxica e a sua inalação em excesso pode até levar à morte.

O vazamento foi estancado por volta das 22h, mas a fábrica deve permanecer interditada até a quarta-feira, quando passará por fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam).

Os moradores foram orientados a saírem de casa, mas nem todos estariam respeitando a solicitação.


Foto: Félix Zucco, Agência RBS
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.