Brincadeiras no frio

Gramado terá parque com atrações na neve o ano todo

Parque Snowland abrirá em 2013 com pista de esqui, pista de patinação e outras atrações

22/05/2012 | 17h32
Gramado terá parque com atrações na neve o ano todo Reprodução/Divulgação
Projeção de como ficará parte do Snowland após a conclusão Foto: Reprodução / Divulgação

A neve, tão aguardada a cada inverno pelos turistas que se deslocam para a Serra, deixará de ser artigo raro a partir de novembro do ano que vem, em Gramado, com a abertura do parque Snowland.

Patinar no gelo, esquiar na neve, andar de snowboard e vivenciar outras brincadeiras possíveis na neve natural serão possíveis dentro de uma área coberta de 14 mil metros quadrados. Com investimento de R$ 60 milhões, o parque temático Snowland se tornará o primeiro parque indoor de neve das Américas.

Foi estudado por quatro anos pelos três principais sócios, irmãos da família gramadense Caliari, para adequar os atrativos de parques de neve da Ásia e Europa aos visitantes da Serra.

 —O que o turista mais quer ver quando vai a Gramado é a neve, e se divertir em família — explica um dos idealizadores do parque André Caliari.

Para construir o atrativo turístico com maior investimento da região das Hortênsias, a família conta com outros sete investidores gaúchos. Com dinheiro garantindo e projeto definido, o parque começa a tomar forma na rodovia Nova Petrópolis – Gramado (ERS-235). Na área total de 48 mil metros quadrados, sendo 14 mil de área construída, metade desta será coberta por mais de 1 milhão de metros cúbicos de neve natural feita artificialmente. Fabricada com tecnologia europeia, a neve é obtida com água e ar, exatamente como ocorre o fenômeno na natureza.

— As pessoas poderão brincar de todas as formas com a neve e ter essa experiência tão comum em outros países — amplia Anderson Caliari.

Junto com a neve, os turistas experimentarão a sensação de frio. Da entrada no parque, passando pela praça com a pista de patinação no gelo até chegar à Área de Neve, a temperatura baixará de 20ºC para pouco menos de 0ºC. Para enfrentar o frio, roupas especiais serão distribuídas pelo parque. O complexo de lazer, que tem estimativa de ser visitado por 500 mil turistas ao ano, ainda terá lojas e restaurantes com pratos especiais da culinária das montanhas geladas.

O que ver no Snowland

* O passeio começará pela Snow Platz, uma praça de neve com pista de patinação no gelo com 600 metros quadrados, bumper car (carrinhos que andarão no gelo), simuladores de esqui e lojas.

* Também haverá um espaço kids para que a brincadeira das crianças caso os pais queiram fazer atividades individuais. A ambientação simula o centro de uma cidade de montanha

* Antes de acessar a área de neve, os turistas passarão pela Mug Room. Uma espécie de vestiário onde os visitantes receberão botas, calças, casacos, luvas e capacetes especiais para acessar a Área de Neve

* Na Área de Neve estão concentradas todas as brincadeiras com neve e, nesse espaço, a temperatura média ficará pouco abaixo dos 0ºC.

Haverá áreas especiais para:

* Esqui e snowboard: com pista de 120 metros comprimento e altura máxima de 15 metros - Tubing: pista para descida com boias

* Tobogganing: pista para descida com um tipo de prancha especial para o esporte na neve

* Airboarding: pista para descida com uma espécie de boia que permite mais velocidade e adrenalina

* Escola de esqui: aulas para iniciantes na prática de esqui 

* SnowBall War: área especial para guerra de bolas de neve

* Montanha Nevada: espaço de contemplação para vivenciar o universo da neve, com animais mecatrônicos típicos das regiões de neve e esquimós

* Dois restaurantes e um restobar com capacidade para mil pessoas, servindo desde os pratos tradicionais brasileiros, cafés e lanches até pratos especiais típicos das regiões de montanha

O parque em números:

* 48 mil metros quadrados de área total

* 14,8 mil metros quadrados de área construída, sendo 7 mil metros quadrados de neve 

* 1 milhão de metros cúbicos de neve serão produzidos para a abertura do parque 

* R$ 60 milhões de investimento 

* 500 mil turistas ao ano é a estimativa de público

* Novembro de 2013 é a data prevista para a abertura

 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.