Previsão do tempo

Semana começa com nebulosidade no Sul e promessa de chuva e frio

Instabilidade deve atingir o Estado entre terça e quarta-feira

28/05/2012 | 07h32
Semana começa com nebulosidade no Sul e promessa de chuva e frio Bruno Alencastro/Agencia RBS
Porto Alegre tem amanhecer na casa dos 18ºC Foto: Bruno Alencastro / Agencia RBS

Uma grande quantidade de nuvens cobre o sul e o centro do Estado no início da manhã desta segunda-feira, antecipando a formação de um sistema que deve provocar chuva entre terça e quarta-feira e trazer o frio de volta ao Rio Grande do Sul até o final da semana.

Como está o tempo na sua cidade? Envie fotos

Durante a madrugada e no início da manhã houve registro de cerração e garoa em pontos localizados do entorno da Lagoa dos Patos, inclusive na Capital.

Hoje, o dia seguirá nublado em toda a metade sul do Estado e pode ocorrer chuva isolada numa faixa que se estende de Pelotas e Jaguarão, no Sul, até a Fronteira Oeste, e na região de Santa Maria, no Centro. No Norte, o tempo estará mais aberto, e o sol deve aparecer entre nuvens.

Depois de uma madrugada abafada, em que as temperaturas se mantiveram elevadas em todas as regiões (a mínima, em São José dos Ausentes foi de 11, 7°C, mas os termômetros chegaram a 19,8°C, em Quaraí, a 19,4°C, em Uruguaiana, a 18,9°C, em Rio Grande, a 18,9°C, em Santa Maria, e a 16,7°C, em Porto Alegre), a máxima hoje deve ir a 28°C, à tarde, no Oeste, a 27°C, na Região Metropolitana, e a 25°C, na Sul e na Serra.

 
Em Caxias do Sul, o dia começou com muitas nuvens
Foto: Roni Rigon, Agência RBS


Na terça-feira, a chuva deve se intensificar no Sul e subir em direção às Missões, à Região Central e à Região Metropolitana, alcançando o norte do Estado no final do dia. A quarta-feira deve ser chuvosa em todas as regiões. Mas o volume de precipitação mais uma vez não deve ser expressivo nem suficiente para reverter o quadro de seca que persiste no Rio Grande do Sul.

Na quinta-feira, o frio volta com intensidade. Uma massa de ar polar fará a temperatura cair para a faixa de 2°C a 3°C, no amanhecer de sexta e sábado, e dos 5°C, no domingo, na Serra. A máxima não deve passar dos 20°C, na sexta e no sábado, e chegar aos 25°C, no domingo.

Acompanhe as estações meteorológicas do Grupo RBS

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.