Virada no tempo

Área de instabilidade deixa o céu nublado e deve trazer chuva à tarde na Capital

Inmet alerta para chegada de massa de ar polar que trará frio ao Estado a partir deste sábado

15/06/2012 | 12h16
Área de instabilidade deixa o céu nublado e deve trazer chuva à tarde na Capital Juliana Corrêa da Silveira, Arquivo Pessoal/
Nuvens escuras e ameaçadoras cercam Alegrete no início desta tarde Foto: Juliana Corrêa da Silveira, Arquivo Pessoal

Enquanto a chuva continua caindo na Fronteira Oeste, outra área de instabilidade avança pelo centro do Estado e se aproxima da Região Metropolitana no final desta manhã, deixando o céu coberto de nuvens em Porto Alegre. A perspectiva é de que chova na Capital durante a tarde. No Oeste, a instabilidade pode provocar chuva forte, rajadas de vento, raios e queda de granizo em áreas isoladas durante a tarde.

 
Em Dom Pedrito, RS já chove a mais de 12 horas
Foto: Silvana Antunes, Especial

A chuva e o céu nublado seguraram a elevação dos termômetros, depois de uma madrugada bastante quente. Na Metade Sul, as maiores temperaturas foram registradas nas primeiras horas da madrugada. Depois disso, a temperatura começou a cair e a máxima não passava de 19°C numa região que inclui o Litoral Sul, a Campanha e a Fronteira Oeste. há registro de precipitações em praticamente todas as cidades também da Campanha. Foram 58,4 milímetros em Quaraí, 41,2 mm, em Santana do Livramento, e 41,4 mm, em Bagé. Em Dom Pedrito, chove a mais de 12 horas, apesar do volume não ser tão expressivo (foram 11,4 mm entre a meia-noite e o meio-dia de hoje).

Como está o tempo na sua cidade? Envie fotos

Durante a manhã, as maiores temperaturas foram observadas no Noroeste, com 23,5°C, em Santa Rosa, e, curiosamente, na Serra, região que costuma ser a mais fria do Estado. Hoje fez 23,5°C, em Canela. Em Porto Alegre, a temperatura era de 22,5°C, às 11h — depois de chegar a 22,6°C, uma hora antes. A mínima no Estado, pelo terceiro dia consecutivo, foi em Vacaria, nos Campos de Cima da Serra, com 10,7°C. Em Porto Alegre, a mínima foi de 17,6°C.

No final da manhã, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta prevendo uma queda acentuada da temperatura a partir deste sábado, devido ao ingresso no Estado de uma massa de ar polar.

Acompanhe as estações meteorológicas do Grupo RBS
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.
Imprimir