Clima em transição

Num dia de chuva e muitas nuvens, temperatura vai a 29,4°C em Campo Bom

No sul do Estado, diversos municípios tiveram bons volumes de precipitações nesta sexta-feira

15/06/2012 | 17h13
Num dia de chuva e muitas nuvens, temperatura vai a 29,4°C em Campo Bom Anderson Petroceli/Especial
Em Uruguaiana, a chuva chegou com força ao longo tarde Foto: Anderson Petroceli / Especial

Num dia de muita instabilidade na Metade Sul, com registro de bons acumulados de chuva nas cidades ao longo da fronteira com o Uruguai, as temperaturas voltaram a cair nesta sexta-feira no Rio Grande do Sul, antecipando a chegada de uma nova massa de ar polar neste sábado. Já no domingo, a temperatura deve ficar em 3°C, na Campanha.

Apesar de uma máxima ainda elevada, de 29,4°C, em Campo Bom, na maioria das regiões a chuva e o céu nublado mantiveram os termômetros em torno dos 23°C. As exceções foram a Região Metropolitana e o Noroeste, que tiveram temperaturas na faixa dos 26°C – fez 26,2°C, em Porto Alegre, e 26,5°C, em Santa Rosa.

Como está o tempo na sua cidade? Envie fotos

A mínima, pelo terceiro dia consecutivo, foi em Vacaria, com 10,8°C. Em Porto Alegre, a mínima foi de 17,6°C, numa madrugada muito quente em todo o Estado, em que cidades como Uruguaiana, Quaraí, Alegrete, Santana do Livramento, São Gabriel, Bagé, Rio Grande, Caçapava do Sul e Santiago tiveram suas temperaturas máximas ainda nas primeiras horas do dia.

A maioria deles registrou registrou bons acumulados de chuva durante a sexta-feira (veja o quadro). Em Quaraí, por exemplo, a precipitação de 58,8 milímetros representa 38% da média mensal no município, segundo a Somar Meteorologia. Em Bagé, choveu 33% da média mensal e, em Santana do Livramento, 25%, também conforme a Somar. 

Neste sábado, o dia deverá ser chuvoso em todo o Estado, mas o frio ainda não será tão intenso. As mínimas devem ficar entre 6 e 9°C, na Campanha, em 10°C, na Serra, e nos 15°C no Noroeste e na Região Metropolitana. As máximas chegarão a 23°C, no Norte. No domingo, a previsão é de mais chuva na Metade Norte e mínimas na faixa dos 3°C, na Campanha.

Acumulados entre 0h e 15h de hoje no sul do Estado (estações do Inmet e da RBS):

Quaraí: 58,8 mm
Bagé: 47,6 mm
Santana do Livramento: 46,6 mm
São Borja: 37,6 mm
Jaguarão: 32 mm
Pelotas: 19,4 mm
Alegrete: 15,2 mm
Uruguaiana: 14,8 mm
São Gabriel: 12,2 mm
Dom Pedrito: 11,6 mm
Rio Grande: 11,6 mm
Chuí: 7,4 mm
Santiago: 5,4 mm
Canguçu: 0,6 mm

Acompanhe as estações meteorológicas do Grupo RBS

Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.