Seca no Norte

Transposição do Rio Jacuí deve começar neste sábado em Passo Fundo

Ação integra conjunto de medidas para evitar racionamento, previsto para ter início na terça-feira

08/06/2012 | 17h39
Transposição do Rio Jacuí deve começar neste sábado em Passo Fundo Corsan/Divulgação
Na quarta-feira, Corsan realizou teste em adutora Foto: Corsan / Divulgação

A Corsan deve finalizar nesta sexta-feira as obras de transposição do Rio Jacuí em Passo Fundo, no norte do Estado. A operação, que transferirá água até um dos pontos de captação para auxiliar no abastecimento dos 184,8 mil moradores, deve iniciar na manhã deste sábado. A obra faz parte de um conjunto de medidas para evitar o racionamento de água no município, previsto para iniciar na terça-feira.

O superintendente regional da Corsan, Paulo Berta, explica que a água percorrerá 4 km por adutoras e outros 3 km via gravidade para reforçar o ponto de captação, cujo nível vem caindo nos últimos meses devido à falta de chuva. Ele ressalta que o sistema foi aprovado em testes preliminares feitos na quarta-feira, mas observa que a eficácia só será atestada a partir do início do processo.

Mais de R$ 2 milhões em obras emergenciais já foram investidos pela Corsan para tentar evitar o racionamento no município. Entre as ações, estão a perfuração de poços e a transposição de água de um poço para outro ponto de captação. Segundo Berta, a ajuda da população para evitar o desperdício também é imprescindível para evitar problemas de abastecimento.

— Faremos uma avaliação técnica da situação na manhã de segunda-feira e, se as medidas surtirem efeito, o racionamento poderá ser adiado de novo — destaca o superintendente.

 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.