Saúde infantil

Campanha de vacinação contra poliomielite é prorrogada em Porto Alegre

Crianças de zero a quatro anos poderão ser vacinadas até 20 de julho

11/07/2012 | 08h49

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite 2012 foi prorrogada até 20 de julho, para crianças de zero a quatro anos em Porto Alegre. A campanha foi iniciada dia 16 de junho, com a meta de imunizar pelo menos 89 mil crianças na Capital. Até terça-feira, haviam sido vacinadas mais de 73 mil crianças.

Para crianças com menos de quatro anos, 11 meses e 29 dias, é necessário tomar duas doses, mesmo aquelas que estejam vacinadas e com o calendário em dia. Diferentemente de anos anteriores, quando a campanha de vacinação era dividida em duas etapas, neste ano foi programado apenas um período.

O objetivo da campanha é manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para erradicação da poliomielite, pois desde 1990 não há registro da doença no país. Essa estratégia permite a disseminação do vírus vacinal no meio ambiente e ajuda a criar a imunidade de grupo. A vacina é o único meio de prevenção à doença, uma vez que não existe tratamento.

VEJA TAMBÉM

     
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.