Previsão do tempo

Chuva começa a avançar pelo Estado

Depois de um dia de calor, instabilidade deve atingir regiões Central e Metropolitana entre a tarde e a noite

20/08/2012 | 08h02
Chuva começa a avançar pelo Estado Ronaldo Bernardi/Agência RBS
Uma névoa cobria Porto Alegre no começo da manhã Foto: Ronaldo Bernardi / Agência RBS

A instabilidade que atinge desde quinta-feira as fronteiras Sul e Oeste deve finalmente avançar hoje em direção ao centro do Estado. Deve chover até o meio da tarde na região de Santa Maria e, à noite, em Porto Alegre, mas os acumulados não deverão ser expressivos.

Antes da chuva, a segunda-feira deverá ser marcada, a exemplo dos últimos dias, pelas altas temperaturas, o que aumenta o risco de temporais. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para tempestades com vendavais, raios e possibilidade de queda de granizo em áreas do Oeste, Campanha e Sul do RS.

Durante a madrugada, as precipitações foram mais intensas em Uruguaiana (28,6 mm, entre a meia-noite e às 6h, na estação local do Instituto Nacional de Meteorologia), Santana do Livramento (17,6 mm), Bagé (14,6 mm), Quaraí (15,8 mm), Dom Pedrito (11,4 mm), Chuí (10 mm) e Jaguarão (5,6 mm).

Hoje, a máxima deve chegar a 28°C, na Capital, e a 30°C, no Vale do Sinos. O calor também deve continuar no norte do Estado, onde o tempo de vê ser manter seco e não há previsão de chuva.

Como está o tempo na sua cidade? Envie fotos

A instabilidade, no entanto, não provocou queda das temperaturas. A madrugada foi abafada em todo o Estado, com os termômetros na faixa dos 15°C aos 20°C na maioria das estações do Inmet e da RBS. Em Uruguaiana, a mínima, até as 6h, foi de 18,8°C, em Alegrete, de 19,1°C, e em São Borja, de 19,9°C. As mínimas ocorreram, mais uma vez, nos Campos de Cima da Serra: fez 9,9°C, em São José dos Ausentes, e 11,8°C, em Vacaria.

Em Porto Alegre, a mínima, até as 6h, foi de 17,8°C. Na terça-feira, o tempo volta a ficar seco e o calor continua dominando até sexta-feira, quando uma nova frente fria deve trazer instabilidade ao Estado, desta vez provocando a queda das temperaturas.

O final de semana deve ser chuvoso e frio, com mínimas inferiores a 10°C no centro-sul do Estado no domingo.

Acompanhe as estações meteorológicas do Grupo RBS

VEJA TAMBÉM

     
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.