Vietnã

Descoberto peixe vietnamita com pênis na cabeça

Espécie já era conhecida pelo povo local, mas não havia sido descrita cientificamente

Atualizada em 29/08/2012 | 21h1729/08/2012 | 21h04
Descoberto peixe vietnamita com pênis na cabeça  Koichi Shibukawa/AFP
Ilustração mostra peixe com pênis na cabeça encontrado no Vietnã Foto: Koichi Shibukawa / AFP

Uma nova espécie de peixe, com o pênis na cabeça, foi identificada no Delta do Mekong, no Vietnã, anunciaram cientistas nesta quarta-feira.

O "Phallostethus cuulong" é o mais novo membro da família "Phallostethide", composta por pequenos peixes encontrados em águas do sudeste asiático, que se distinguem primariamente pela localização do órgão sexual masculino.

Segundo conservacionistas, os falostetos machos têm o órgão sexual, denominado "priapium", sob a garganta para agarrar ou enganchar as fêmeas, possibilitando fertilizar seus ovos internamente.

— Nós identificamos cientificamente um novo peixe com cabeça de pênis no Vietnã — explicou à AFP o cientista Tran Dac Dinh, da Universidade Can Tho.

Segundo ele, o peixe já era conhecido do povo vietnamita do Delta do Mekong, mas não tinha sido descrito cientificamente até que uma equipe identificou a espécie no ano passado.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.