Noticiário

Resumo do Correspondente Ipiranga 18h50 - Rádio Gaúcha

09/08/2012 | 19h06

— Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, decidiu atuar junto à Anatel para fiscalizar as operadoras de telefonia. A medida foi tomada após ações isoladas de Procons municipais e estaduais contra estas empresas. Os dois órgãos criaram um grupo de trabalho para monitorar as reclamações.

— Número de mortes por gripe A no Rio Grande do Sul em 2012 chegou a 55, segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde. Duas mortes foram incluídas na contagem.

— Grupo de manifestantes do MST começou hoje a deixar a área de 220 hectares da Fazenda Três Pinheiros, entre os municípios de Sananduva e Ibiaçá, no norte do Estado. Em outra fazenda, a Bela Vista, o MST declarou à Polícia que vai permanecer na área.

— Agentes da Polícia Federal decidiram em assembleia dar sequencia à greve, mas irão suspender a operação padrão no aeroporto Salgado Filho e postos de fronteira até, pelo menos, segunda-feira. Na quarta-feira, um novo encontro vai avaliar os rumos do movimento.

— A expectativa é que até lá o governo apresente proposta para categoria, como espera o vice-presidente do Sindicatos dos Policiais Federais do Rio Grande do Sul, Ubiratan Sanderson.

— Com a manutenção da greve dos agentes, as delegacias seguem paralisadas, atendendo somente situações especiais, como flagrantes. O efetivo mínimo de 30% se mantém.

— Homem foi encontrado morto nesta tarde em cima do telhado de um prédio na rua Buarque de Macedo, no bairro São Geraldo, em Porto Alegre. O corpo, ainda não identificado, já se encontrava em estado de decomposição.

— Bebê foi encontrado dentro de uma caixa de papelão na rua Orfanatrófio, em Porto Alegre, nesta tarde. Ele apresentava sinais de hipotermia e foi encaminhado ao Hospital Divina Providência.

— Namorado de Ana Paula Soares Siqueira, de 19 anos, atingida por um tiro na cabeça na manhã desta quinta-feira, confirmou a participação na morte da jovem. Lucas Corrêa Silveira, de 21 anos, disse à polícia que brincava de roleta-russa com o revólver calibre 38 quando ocorreu o disparo.

— Obras do metrô de Porto Alegre devem começar entre julho e setembro do ano que vem. O calendário foi definido hoje. A licitação, que estava prevista para acontecer ainda este ano, será realizada somente no primeiro trimestre de 2013, devido a mudanças no processo.

— Foi incluída uma Proposta de Manifestação de Interesse, onde empresas vão apresentar diferentes projetos para executar a obra. Para o prefeito José Fortunati, a inclusão desta etapa dará mais segurança para a elaborar o edital de licitação.

— Em paralelo, Governo do Estado e Prefeitura vão encaminhar os projetos de lei que irão autorizar as isenções fiscais e a tomada de empréstimos junto à União. O financiamento será discutido na próxima semana em Brasília.

— Prefeitura acredita que o modelo de Parceria Público-Privada, que será proposto, fará com que a obra ande mais rápido e seja concluída em quatro anos.

— Caixa Federal anunciou lucro recorde no semestre. Foram R$ 2,8 bilhões na primeira metade do ano. A alta foi de 25% em relação ao mesmo período do ano passado.

— Taxa de desemprego na Capital é a menor para meses de junho desde o início da série histórica do Dieese, que começou há 20 anos. A taxa recuou de sete para 6,3%entre maio e junho.

— Queda do desemprego ocorreu devido ao acréscimo de duas mil pessoas no número de ocupados e pela desistência de quatro mil pessoas de procurar trabalho. Com isso, o número de desempregados em Porto Alegre foi reduzido para 48 mil.

VEJA TAMBÉM

     
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.