Tribunal de Contas do Estado lança portal de dados abertos

Site oferece informações como receitas e despesas de órgãos municipais e obedece a exigência da Lei de Acesso

07/08/2012 | 19h14

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) lançou nesta terça-feira o seu portal de dados abertos, em cumprimento à Lei de Acesso à Informação. O site (http://dados.tce.rs.gov.br) já está no ar e disponibiliza arquivos em formato bruto, que possibilitam cruzamentos e permitem livre manuseio, sem restrições.

Entre os arquivos liberados, estão receitas e despesas de prefeituras, Câmaras, fundações e autarquias desde 2006, além de dados consolidados sobre os percentuais de gastos em Educação e Saúde.

— A intenção, com isso, é dar à população condições de ampliar o controle social sobre o poder público — disse o diretor-geral do TCE, Valtuir Pereira Nunes.

Durante o lançamento do portal, Nunes também informou que o TCE se prepara para divulgar os salários de seus servidores na sexta-feira, 10 de agosto. Até agora, porém, não está definido se serão incluídos os nomes dos funcionários na lista, a exemplo do que já fazem órgãos como o Supremo Tribunal Federal (STF) e a prefeitura de Porto Alegre.

Para saber mais sobre dados abertos, clique aqui.

Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.