Previsão do tempo

Fim de semana terá calor e temporais

Temperatura deve chegar a 34°C neste sábado, que também pode ter chuva forte, vendavais, trovoadas e até queda de granizo na Metade Sul, no Centro e na Região Metropolitana

14/09/2012 | 19h10
Fim de semana terá calor e temporais Mauro Vieira/Agencia RBS
Em Porto Alegre, a temperatura variou de 14,7ºC, no início da manhã, a 29,1ºC, no meio da tarde Foto: Mauro Vieira / Agencia RBS

Depois de uma sexta-feira de sol e temperaturas em elevação, o sábado deverá se caracterizar por mais calor e pela ocorrência de temporais no Rio Grande do Sul.

Segundo o meteorologia Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, um sistema típico de primavera, gerado pela combinação de calor e umidade procedente da Amazônia, deve causar grande instabilidade atmosférica, provocando chuva forte, vendavais, trovoadas e até queda de granizo.

— Está aberta a "temporada de temporais" no Rio Grande do Sul — diz Oliveira.

A noite desta sexta-feira terá temperatura amenas, mas o calor retorna com ainda mais força no sábado, mas a previsão é de que um sistema de instabilidade comece a se formar na madrugada de sábado entre o Uruguai e a Argentina e avance pelo Estado no decorrer do dia, atingindo toda a Metade Sul, a Região Central e a Metropolitana até a noite. As demais regiões também podem ter chuva, mas o potencial para temporais será menor, diz Oliveira.

Como está o tempo em sua cidade? Envie fotos

Apesar do tempestades, o sábado será muito abafado e quente, com a temperatura podendo chegar a 34°C em áreas das regiões Central e Região Metropolitana, e a 30°C, na Serra. No domingo, o tempo seguirá abafado e propício à ocorrência de temporais, com a instabilidade se espalhando por praticamente todo o Estado — apenas o Norte não deverá ter chuva. E novamente os termômetros devem subir bastante e chegar a 33°C, em Porto Alegre, e a 35°C, em Iraí, no Alto Uruguai.

Máxima chegou a 31,8°C, nesta sexta-feira, em Iraí

Nesta sexta-feira, num dia de sol e tempo seco em todo o Rio Grande do Sul, a temperatura chegou a 31,8°C, em Iraí, no Alto Uruguai. O calor foi intenso no Oeste e no Noroeste, onde os termômetros se aproximaram dos 30°C em cidades com Alegrete, Santiago, São Borja, São Luiz Gonzaga, Frederico Westphalen e Santa Rosa.

Em Porto Alegre, a sexta-feira também foi ensolada e quente, com máxima de 29,1°C — a mínima foi de 14,7°C, na Capital. No Estado, a menor temperatura foi registrada mais uma vez em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, com 7,4°C.

Acompanhe as estações meteorológicas do Grupo RBS

Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.